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A desenvolvedora de sistemas ERP para indústrias Nomus divulgou um balanço preliminar dos seus resultados no ano de 2023. Em relação ao crescimento da base de clientes, a empresa de tecnologia atingiu um avanço de 32%. Outros indicadores-chave também foram divulgados, como o aumento da receita recorrente, que fechou em 33% maior que em 2022; o CSAT, que é o índice de satisfação dos clientes quanto ao atendimento de suporte, que está em 4,93 de um total de 5; e a avaliação de aprovação dos tickets de suporte, com 97,52%.
Além desses, outros dados também foram apurados, como crescimento de 37% da retenção da base de clientes em relação ao último ano e também o crescimento do indicador life time value (LTV), que mensura o tempo de parceria entre a empresa e seus clientes, em 28%. Dentre os números positivos estão o de aumento da equipe, que recebeu novos integrantes em praticamente todos os setores, como suporte, implantação, comercial, desenvolvimento e infraestrutura. Após ter dobrado a quantidade de colaboradores no último ano, em 2023 a Nomus expandiu mais 40% seu quadro de funcionários para atender à demanda.
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Algumas inovações também marcaram o ano da empresa, como o lançamento da Academia Nomus, um portal online e gratuito com cursos sobre gestão industrial e que oferece certificado. Os temas dos treinamentos e palestras são diversos, como sobre Planejamento e Controle da Produção (PCP), Custos e Programação da Produção, entre outros. Eles são voltados para colaboradores e gestores de indústria e universitários de todo o país.
A Nomus também abriu uma filial em São Paulo, um dos estados do Brasil em que o segmento industrial é mais proeminente. “Temos especialistas próprios em praticamente todos os estados, mas termos uma filial na capital paulista e em um endereço de prestígio é um marco para nós”, comentou o CEO Rafael Netto.
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Em relação ao produto comercializado, o Nomus ERP Industrial, que atende empresas com processo de transformação, como fábricas, serviços industriais e montadoras de pequeno a grande porte, houveram mudanças relevantes. O sistema passou por uma remodelação no design visando a experiência dos clientes e também ganhou novas funcionalidades.
Um novo módulo, o de contabilidade gerencial, passou a integrar a ferramenta e também novas funcionalidades ficaram disponíveis para todos os clientes. Entre uma variedade de novos recursos, podem ser destacados o DRE gerencial, integração de pagamentos com bancos via EDI financeiro, fechamento de câmbio, melhoria no reporte de desmontagem do produto no controle de lote e série, gestão da carteira de clientes por representante, criação da nova tela “transferência de materiais para a produção” e também notificação de atividades no CRM.
“Nosso time de desenvolvimento, design e infraestrutura se dedicou em apresentar melhorias e novas funções para tornar o ERP mais robusto e relevante tecnicamente. Nós priorizamos aqueles pontos que iriam causar um maior impacto na rotina de trabalho da maior parte das indústrias que usam a ferramenta e estamos satisfeitos com tudo o que pôde ser implementado neste ano. Sem contar o crescimento da equipe, que foi fundamental para chegarmos nesse patamar técnico”, adicionou Rafael.
Dentro do âmbito acadêmico, a Nomus realizou algumas atividades, como palestras gratuitas para universidades e instituições de fomento ao mercado de indústrias. Ela também fechou parcerias para a participação no programa Gestão da Produção na Prática, gratuitamente, que visa o treinamento prático e supervisionado de alunos de escolas técnicas ou faculdades dentro do sistema Nomus ERP Industrial juntamente com professores durante um semestre letivo.
O responsável pelo setor de Recursos Humanos, Rogério Sampaio, destacou a obtenção do selo “Great Place to Work” (GPTW), que certifica a empresa de tecnologia pelas suas boas práticas e como um “excelente lugar para trabalhar”. Segundo ele, o certificado é especialmente importante em um momento em que a equipe está sendo expandida em tamanho significativo por vários anos subsequentes. “Temos um crescimento médio de 40% no faturamento de 2019, consecutivamente, e isso demanda também um aumento da equipe. Conseguir manter esse ritmo e, ao mesmo tempo, passar para a frente nossa cultura organizacional promovendo um ambiente saudável de trabalho é importante e desafiador. Conseguir o GPTW foi uma conquista que gostamos muito”, falou Rogério.
Os números divulgados pela empresa representam um fechamento preliminar até o mês de novembro. Os números finais, de apuração até dezembro de 2023, serão divulgados no dia 31.