30 de maio, 2024

Últimas:

Melhoria da qualidade do ar é essencial para a população mundial, alerta OMS

Melhoria da qualidade do ar é essencial para a população mundial, alerta OMS

Anúncios

A qualidade do ar é um indicador crucial da saúde ambiental e humana, impactando diretamente em diversos aspectos da vida cotidiana. Poluentes atmosféricos, resultantes de uma variedade de fontes como atividades industriais, veículos motorizados, e práticas agrícolas, contribuem significativamente para a degradação da qualidade do ar como aponta dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) em publicação feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em que 99% da população mundial está respirando ar que ultrapassa os limites de qualidade propostos pelo próprio órgão.

Estes poluentes incluem partículas finas, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, entre outros, que podem causar ou agravar problemas respiratórios, cardiovasculares e outros problemas de saúde, chegando a causar em média, no ano de 2016, 7 milhões de mortes, de acordo com dados da OMS em publicação pela National Geographic.

Anúncios

Marcel Héber Ribeiro (Coordenador de Operações) da GreenView explica que no objetivo de tentar frear esta poluição, o uso de tecnologias avançadas têm permitido o monitoramento preciso dos níveis de poluentes. “Estações de monitoramento equipadas com sensores de última geração fornecem dados em tempo real, permitindo a identificação rápida de fontes de poluição e a implementação de medidas corretivas eficazes. A análise desses dados ajuda na formulação de políticas públicas baseadas em evidências e na conscientização da população sobre a qualidade do ar em sua região”, enfatiza.

O Coordenador de Operações da GreenView destaca que a transição para energias renováveis é essencial para reduzir a emissão de poluentes atmosféricos. Investimentos em fontes de energia como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa não só diminuem a dependência de combustíveis fósseis, mas também promovem a sustentabilidade econômica. “Tecnologias limpas em processos industriais e inovações em veículos elétricos são fundamentais para atingir metas de emissões mais baixas e promover um ambiente urbano mais saudável”, diz.

Anúncios

Em direção a um futuro mais limpo e saudável

A jornada para melhorar a qualidade do ar é longa e repleta de desafios, mas também oferece oportunidades para inovação, desenvolvimento econômico sustentável e melhoria da qualidade de vida, pontua Marcel. “Com um compromisso contínuo, cooperação entre diferentes setores e participação ativa da sociedade, é possível alcançar um ambiente mais limpo e saudável. A qualidade do ar não é apenas um indicador ambiental, mas um reflexo das escolhas da sociedade e uma base para o futuro das próximas gerações”, complementa.

Ribeiro reforça que a melhoria da qualidade do ar não é uma tarefa que cabe somente aos governos, mas envolve todos os setores da sociedade. “Empresas, ao adotarem práticas mais sustentáveis, contribuem significativamente para a redução de emissões. Cidadãos, ao optarem por modos de vida mais ecológicos, também desempenham um papel crucial. A colaboração entre diferentes setores e níveis da sociedade é fundamental para alcançar um ar mais limpo e um futuro sustentável”, finaliza.

Para maiores informações basta acessar o website: https://greenviewgv.com.br/

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Veronyka Oliveira Silva – 11 anos Sepultamento Cemitério Jardim 30/05/24 às 17h Não há informação sobre o velório Anúncios...

Categorias