26 fevereiro, 2024

Últimas:

Safra francesa de maçãs europeias chega ao Brasil

Safra francesa de maçãs europeias chega ao Brasil

Anúncios

Está de volta desde o final de novembro a campanha europeia de promoção da maçã francesa no Brasil, sob a iniciativa da Interfel – Interprofissional de Frutas e Legumes Frescos, organismo nacional francês, e da União Europeia. Intitulada “A Europa nunca é verde demais – Maçãs da França, boas para a terra, boas para você”, a campanha visa impulsionar o consumo da fruta e aumentar a atratividade das maçãs francesas junto ao consumidor e ao mercado, destacando  a versatilidade dessa fruta, sua qualidade e seu sabor, através da educação sobre os tipos e qualidades das maçãs, bem como sobre as práticas de cultivo deste país europeu.

A iniciativa engloba ações com trade e consumidor final, com degustações nos principais pontos de venda de São Paulo trazendo oportunidades de incentivo ao consumo  local. Na campanha atual estão disponíveis variedades já conhecidas pelos brasileiros, como outras que trazem novidades em termos de sabor e textura. Uma das ativações da campanha são as bicicletas estacionadas em pontos estratégicos da cidade, onde consumidores e passantes poderão provar as frutas.

Anúncios

Os diferentes tipos de microclimas e terroirs franceses permitem uma produção abundante e diversificada. São muitas variedades entre as quais se destacam a Gala, Granny Smith, Golden, a Rouge, a bio Juliet, entre outras, todas com aparências, sabores e texturas que atestam a diversidade dos solos franceses. Algumas dessas variedades já estão presentes no mercado brasileiro como a Gala, a Fuji ou a Golden, mas ainda existem muitas a descobrir.

De acordo com Daniel Sauvaitre, presidente da ANPP (Associação Nacional de Maçãs Peras francesas) enquanto a colheita europeia foi anunciada em apenas 11 milhões de toneladas, a francesa, apesar de todas as dificuldades de produção, demonstra a capacidade dos fruticultores franceses de manter sua posição para responder a todos os segmentos de mercado (processamento, exportação, frescor) e às expectativas gustativas dos consumidores. “Os fruticultores estão empenhados durante todo o ano para oferecer maçãs de qualidade produzidas em conformidade com as especificações dos Pomares EcoResponsáveis, um selo reconhecido na Europa. A colheita de 2023 mostrou-se promissora, e deve satisfazer as expectativas em termos de qualidade e quantidade”, comenta Sauvaitre.

Anúncios

Sobre a Interfel

A campanha “A Europa nunca é verde demais – Maçãs da França, boas para a terra, boas para você” é uma iniciativa da União Europeia e Interfel (Interprofissional de Frutas e Vegetais Frescos). Criada em 1976, a Interfel reúne um conjunto de atividades e profissionais dos setores arborícola, frutífero e hortícola. Seu objetivo é promover um consumo inteligente de frutas e vegetais franceses no mundo, apoiando-se em sua diversidade e sazonalidade. Outra de suas prioridades é desenvolver os mercados para melhor adaptar a oferta de frutas e verduras, bem como facilitar as relações entre profissionais e consumidores no mundo. Esta organização representa 75.000 empresas, ou seja, 450.000 empregos diretos, incluindo 336.902 trabalhadores sazonais. 

Interfel 
Frutas da Europa Link

Últimas

Botucatu recebe em setembro o Champs Open de Beach Tennis e o Arena Freestyle de Motocross

26/02/2024

Anúncios Competições acontecem em comemoração aos 35 anos da empresa botucatuense Romagnolli Promoções e Eventos Botucatu...

Categorias