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Com base no estudo “Marketing em Foco – Desvendando o Mercado de Marketing e Comunicação no Brasil em 2023,” realizado pela Córtex, observa-se que o Brasil conta atualmente com mais de 180 mil CNPJs ativos, abrangendo agências de Marketing e Comunicação, além de empresas que fornecem serviços relacionados à área.
Nesse contexto desafiador, caracterizado pela diversidade de agências e empresas que oferecem serviços correlatos, a busca por diferenciação revela-se uma empreitada complexa. Além disso, pesquisa apontada pela plataforma Guia dos Melhores, realizada com brasileiros de todas as idades e regiões do país, a comunicação, incluindo posicionamento, mensagem e valores, e a identidade visual de uma marca são fatores significativos para os consumidores.
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Diante desse cenário, o rebranding ganha destaque como uma estratégia relevante, conforme indicado por Philip Kotler no livro “Marketing 4.0”, de 2017. Kotler descreve essa prática como a iniciativa de ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou produto, com o intuito de modificar a percepção do público em relação à marca. Um exemplo citado por Kotler envolve a Coca-Cola, que, em 2016, lançou uma nova campanha global para se posicionar como uma marca mais moderna e inclusiva.
No caso da Coca-Cola, Kotler aponta para a modificação do logotipo como uma peça-chave dessa estratégia. A campanha, segundo suas observações, obteve êxito ao estabelecer uma conexão emocional com os consumidores, destacando a marca não apenas como um produto, mas como portadora de experiências únicas.
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Adotando essa mesma perspectiva, a Kyraly, agência especializada em performance e soluções digitais fundada em 2018, reconheceu a importância de alinhar sua identidade à cultura, visão e valores da empresa. Assim, a agência redesenhou sua identidade e redefiniu sua abordagem para melhor atender às demandas no cenário atual.
A nova logo aderiu ao Brandcore “Beyond marketing” (Além do marketing). Seu design possibilita diversas formas de aplicação, transmitindo uma mensagem alinhada com os valores da empresa. Além disso, um novo site está no ar, oferecendo informações e conteúdo sobre a agência.
De acordo com Rodrigo Paiva, CEO da Kyraly, “O rebranding é um processo lento e delicado, demandando análises, pesquisas e a definição clara dos objetivos a serem alcançados. É necessário compreender o que realmente faz sentido tanto para o consumidor quanto para a empresa”. Ele continua, destacando que “No cerne dessa transformação está a compreensão de que ser único não é apenas seguir as últimas tendências do mercado, mas também cultivar uma identidade que é intrinsecamente da marca”.
Experiências práticas, como a realizada pela agência Kyraly, ao redesenhar sua identidade e redefinir sua abordagem, ressaltam a necessidade de adaptação para atender às demandas do cenário atual. O resultado desse processo, refletido na identidade renovada da agência, destaca características como resiliência e visão de futuro, alinhando-se às complexidades do mercado em constante crescimento.
Para conhecer mais sobre a Kyraly, basta acessar o link: https://kyraly.com/