19 de junho, 2024

Últimas:

Santa Maria sediará, de 9 a 11 de novembro, a 2ª Mostra de Ferreomodelismo

Santa Maria sediará, de 9 a 11 de novembro, a 2ª Mostra de Ferreomodelismo

Anúncios

Santa Maria sediará a 2ª Mostra de Ferreomodelismo da cidade, que acontecerá de 9 a 11 de novembro, no Arquivo Histórico Municipal (rua Appel, 900), terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. Na quinta e na sexta-feira, o horário será das 14h às 17h e apenas para agendamento de escolas; já no sábado, a mostra abrirá das 9h às 17h.

Organizado pela Associação de Ferreomodelismo de Santa Maria (AFSM), a 2ª mostra tem o apoio da Prefeitura de Santa Maria, Amarqhist (Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria), Arquivo Histórico e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Anúncios

De acordo com Luciano Coimbra, um dos responsáveis pela organização do evento, este encontro é muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura. “Nossa região reúne muitos praticantes deste hobby, e costumamos receber praticantes de vários estados. Decidimos realizar um novo encontro em Santa Maria devido ao sucesso da 1ª edição, e o público presente confirmou isso, superando nossas expectativas”, afirma.

Durante o evento, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma boa justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas”, conclui. A 2ª Mostra de Ferreomodelismo de Santa Maria terá maquetes, dioramas e lojas.

Anúncios

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferromodelismo, afinal, o trem elétrico é uma opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, que ajuda neste momento tão delicado pelo qual todos estão passando.

História do hobby

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Serviço

2ª Mostra de Ferreomodelismo de Santa Maria

Data: 9, 10 e 11 de novembro

Horário: quinta e sexta, das 14h às 17h; e sábado, das 9h às 17h

Local: Arquivo Histórico Municipal (rua Appel, 900)

Informações: (55) 99912-2265

Talvez te interesse

Últimas

Em sua 4ª edição, a Tattoo Week Online acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho, das 11h00 às...

Categorias