Anúncios
Em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, cidade de pouco mais de 700 mil habitantes, teve início em outubro um projeto inédito do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) junto com a Granja Marileusa Desenvolvedora. O InnovaCity – Inovação e ESG para territórios usará como objeto de pesquisa o bairro planejado Granja Marileusa. A comunidade de moradores, trabalhadores e visitantes completa o tripé desta ação.
O InnovaCity é o primeiro projeto do Sebrae no Brasil a atuar junto com um bairro planejado com o objetivo de identificar oportunidades para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, alinhados aos projetos desenvolvidos por especialistas em smart city em parceria com a comunidade. O bairro escolhido foi o Granja Marileusa. O estudo terá como referências as iniciativas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) no Brasil definidos pela ONU – Organização das Nações Unidas – que são um apelo global para garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar entre outros objetivos, de saúde e bem-estar, inovação, energia limpa e acessível e crescimento econômico.
Anúncios
Durante os próximos meses especialistas do Sebrae estarão no bairro para fazer um raio x que possibilitará a transformação do território por meio da inovação, alinhado à sua identidade e às suas potencialidades. A primeira etapa do projeto, com reuniões internas, será realizada com o apoio de toda a comunidade e do entorno, com representantes do mercado imobiliário, de órgãos públicos e da Associação de Moradores e Empresas – AME.
José Inácio Pereira, diretor superintendente do Granja Marileusa, comenta que após dez anos é preciso manter a inovação, que faz parte do DNA do bairro, e que iniciativas devem fazer parte do bairro de forma sistematizada, para trazer um conhecimento de fora para dentro e vice-versa, sempre com um objetivo que vai além das fronteiras do bairro, beneficiando toda a cidade.
Anúncios
“Com esta parceria, abrimos as portas do bairro para potencializar a nossa economia da inovação, gerando prosperidade econômica, sustentabilidade e bem-estar para quem mora, visita, trabalha ou investe no bairro”, explicou o executivo.
Moradores, empreendedores, trabalhadores de empresas instaladas no bairro Granja Marileusa são parte fundamental na pesquisa que trará resultados referentes ao posicionamento do empreendimento no município e em comparativo com outros Distritos de Inovação que são referências mundiais.
O analista do Sebrae Minas, Eduardo Ramos, destaca que o InnovaCity é um programa pioneiro que potencializa o crescimento econômico do território. “Vamos desenvolver um trabalho na Granja Marileusa para que o bairro possa crescer de uma forma ainda mais integrada, inteligente e que contemple as necessidades de quem vive e empreende na região”, finaliza.
O resultado dessa pesquisa também servirá de referência para outros empreendimentos do Brasil e do mundo, por meio do conteúdo final que será compartilhado de forma gratuita no portal da Granja Marileusa Desenvolvedora.