Anúncios
Pelo segundo ano, a Associação dos Engenheiros da Sabesp, por meio da Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), irá premiar as empresas expositoras/investidoras que apresentarem em seus processos praticas de ESG (do inglês Environmetal, Sócial e Governance) de ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU. Desta maneira a AESabesp e as empresas expositoras vão apresentar como aplicaram práticas que contribuem com a sustentabilidade dos seus negócios em sintonia com as urgências globais.
A Fenasan 2023 acontecerá juntamente com o 34º Encontro Técnico AESabesp entre os dias 3 e 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O objetivo da premiação é fomentar e identificar ações que minimizem os impactos ambientais, estruturadas no Ecoeventus® para o segmento eventos durante a Fenasan.
Anúncios
A coordenação do projeto é realizada por Maria Aparecida de Paula, diretora Social da AESabesp, em parceria com a Diretoria Socioambiental, coordenada por Ester Feche Guimarães, e a Diretoria de Inovações, liderada por Helieder Zanelli, além de Agostinho Geraldes, diretor Técnico da entidade.
O prêmio foi estruturado modularmente com base na família ISO (ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001, ABNT NBR ISO 45001 e ABNT NBR ISO 14064) e também com os requisitos de prêmios como o PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento e Prêmio Polícia Militar da Qualidade.
Anúncios
Novidades de 2023
Na 13ª edição do prêmio, serão mensuradas as práticas de sustentabilidade por meio de relatórios auto-declaratórios com preenchimento de formulários eletrônicos. Somente são elegíveis a participarem do prêmio as empresas investidoras da Fenasan 2023. As empresas inscritas deverão evidenciar em seus processos a adesão às práticas ESG/ODS nos últimos 12 meses, selecionando os critérios: Ambiental, Social e Governança.
“Entre as novidades deste ano, destacamos a ampliação do prêmio para expositores nos critérios Melhor Estande e Inovação Tecnológica. Desta forma, as empresas terão 16 oportunidades para serem reconhecidas”, explica Maria Aparecida.
“A seleção das melhores práticas a serem apresentadas ocorrerá em duas etapas: relatórios auto declaratórios para as empresas que se candidatarem aos prêmios do ESG ou ASG e visitas presenciais para os critérios Melhor Estande e Inovação Tecnológica. A avaliação será feita por profissionais do mercado que já implantam e/ou avaliam organizações certificadas na família ISO (ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001, entre outras), prêmios como o PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento e Prêmio Polícia Militar da Qualidade e especialistas em ODS”, detalha também.
Com a volta dos critérios do prêmio “Melhor Estande” e “Inovação Tecnológica”, será possível o reconhecimento ao esforço das empresas em manterem seus processos aderentes às exigências do mercado.
Assim, cada empresa deverá selecionar os critérios, dentre os abaixo, em que tem interesse em concorrer e preencher os respectivos formulários eletrônicos, cujos links estão publicados no site. A empresa poderá selecionar um ou mais critérios a que irá concorrer.
A diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp, Ester Feche Guimarães, ressalta que o objetivo da premiação é incentivar toda a cadeia de suprimentos nas práticas de sustentabilidade. “A intenção é promover, de forma voluntária, o engajamento, de forma que o usuário final saiba que não só o prestador de serviço público está comprometido com práticas sociais, ambientais e de governança, mas toda a cadeia de suprimentos do setor. Por essa razão, temos trabalhado os expositores, tanto em cursos quanto em premiações”, afirma.
Os prêmios serão concedidos conforme abaixo (critérios e quantidade):
Ambiental – 3 prêmios
Social – 3 prêmios
Governança – 3 prêmios
Inovação Tecnológica – 3 prêmios
Melhor Estande – 3 prêmios
Além disso, a empresa que tiver a maior pontuação no conjunto dos critérios será reconhecida pela organização como Destaque Fenasan da edição 2023 (1 prêmio). Serão concedidos um total de 16 prêmios.
+ Prêmios
“Neste ano, a Associação dos Engenheiros da Sabesp ampliou o reconhecimento de prêmios. Para os autores de trabalhos técnicos, teremos o tão esperado prêmio para as superintendências da Sabesp que mais apresentarão trabalhos, além do tradicional Prêmio para os Jovens Profissionais e Melhores Trabalhos Técnicos. Serão três prêmios para os autores que se destacarem em suas apresentações nos dias 3, 4 e 5 de outubro”, conta Maria Aparecida.
“A competição do Prêmio de Jovens Profissionais, em sua 10ª edição, foi acirrada, com 19 trabalhos de alto nível classificando para a etapa final 8 finalistas para a apresentação na banca de avaliadores”, complementa.
Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos.
Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.
Serviço
34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”
Quando: de 3 a 5 de outubro
Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.
Mais informações e inscrições: https://fenasan.com.br/