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O segmento de pet food é o que mais cresce dentro da indústria de cuidados com animais de estimação. A informação, publicada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), destaca um crescimento de 18,3% no ano passado, que correspondeu a cerca de 80% do faturamento total do setor em 2022. De acordo com o Sebrae, o faturamento previsto para o setor em 2023 é de mais de R$ 33 milhões.
A preferência dos tutores por determinados tipos de produtos também impulsiona o setor. Segundo uma pesquisa realizada pela Mind Miners, 5 em cada 10 tutores dizem não economizar dinheiro quando buscam por bons produtos para os seus animais de estimação.
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Cada vez mais “próximos” de seus pets, em especial no período de pandemia, os tutores vêm ampliando e sofisticando o mix de produtos para seus amigos de quatro patas. Esse movimento vem abrindo mais espaço, também, para a alimentação natural. É o que pontua a médica veterinária Lígia Barizon, Doutora em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e parceira da marca de produtos pet Docg. “Os pets hoje são parte da família e assim como nos importamos com a saúde de cada um, os pets também estão inclusos nessas preocupações. A escolha da alimentação é parte disso e, por isso, a alternativa natural vem crescendo”.
A veterinária explica que o uso de alimentos naturais, similares aos de humanos, mimetizam o que, na natureza, esses animais encontrariam para comer. Isso torna mais palatável do que versões industrializadas. “No entanto, normalmente o custo é um pouco mais elevado e é preciso considerar o tempo e a dedicação para esse preparo”, completa.
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De acordo com a ABINPET, entre os principais benefícios da alimentação natural para animais está a alta biodisponibilidade, que diz respeito à quantidade de nutrientes que pode ser absorvida e utilizada pelo organismo do animal.
Docg foca no desenvolvimento de produtos mais saudáveis
A indústria pet também vem investindo em alternativas saudáveis e práticas para os tutores. A Docg lançou em dezembro a linha LIOF, que é feita com ingredientes liofilizados. Por meio desse sistema, as frutas, legumes e carnes que compõem o produto mantêm até 96% das características nutricionais, contra cerca de 45% da desidratação tradicional.
Além dos alimentos liofilizados, a massa crocante que compõe o produto é assada a temperaturas inferiores às utilizadas em alimentos comuns para cães. A linha LIOF também não tem conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais na sua composição. “Os tutores estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos alimentos. Observamos um crescimento da demanda por versões práticas e mais naturais, por isso a aposta em LIOF. Nesse caso, é quase como se eles estivessem ‘in natura'”, explica a Head de Marketing da Docg, Ludmila Holz.
Sobre a Docg
A Docg completa 6 anos em 2023. Uma das maiores pet wellness do mundo, a marca tem um portfólio de mais de 500 produtos, incluindo alimentos, itens de higiene, cosméticos e uma linha expert completa, com soluções para pet shops de banho e tosa.
Com mais de 200 franquias, a marca desenvolveu um modelo de franquia de atacado e também oferece um ecossistema personalizado para pequenos e médios empreendedores do setor. Por meio da Docg.Tech, a marca oferece quatro soluções sem custo para o empresário: sistema de gestão DSX, máquina de cartão com taxa zero (Docg.pay), marketplace exclusivo para pets (https://docgx.com.br) e uma universidade corporativa especializada, com cursos de capacitação para empresários e equipes de venda.
Para saber mais sobre a Docg, basta acessar: www.docg.com.br