29 de novembro, 2024

Últimas:

29,2% dos candidatos faltam no 2º dia de provas do Enem 2018 e 66 são eliminados

Anúncios

A presidente do Inep, Maria Inês Fini (foto), afirmou neste domingo (11), em uma entrevista coletiva na qual foi apresentado balanço final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, que 1.610.681 candidatos inscritos (correspondente a 29,2% do total) faltaram no segundo dia de provas, realizado nesta tarde. Ao todo, 5.513.749 estudantes se inscreveram para prestar o Enem neste ano.

No domingo passado, primeiro dia de aplicação das provas do Enem, foi registrado o menor índice de estudantes ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9% de absenção.

Anúncios

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva – que também participou da entrevista coletiva –, observou que, historicamente, as ausências no segundo dia de provas do Enem são maiores do que as do primeiro.

A dirigente do Inep também informou na coletiva que 66 estudantes foram eliminados neste domingo por descumprirem as regras do exame.

Anúncios

Dos estudantes eliminados, explicou Maria Inês, 64 descumpriram algum tipo de regra do edital do Enem 2018, um foi flagrado em revista no detector de metal e outro se recusou a coletar do dados biométricos.

Rossieli destacou que, neste domingo, não foi registrado nenhum caso que impedisse os estudantes de realizar as provas e que obrigasse o ministério a reaplicar o exame.

Na semana passada, a aplicação do Enem foi interrompida por problemas na rede elétrica em um dos locais de prova de Franca, no interior de São Paulo, e outro em uma universidade no município de Porto Nacional, em Tocantins. Cerca de 1,3 mil candidatos desses locais de São Paulo e Tocantins foram prejudicados pela falta de energia e terão que refazer as provas do primeiro dia em dezembro.

“Hoje, tivemos um dia onde a logística e a aplicação das provas funcionou maravilhosamente bem, com muita tranquilidade”, avaliou o titular da Educação.

Neste domingo, os candidatos do Enem 2018 realizaram as provas de matemática e ciências da natureza, que engloba as disciplinas de física, química e biologia.

A exemplo do primeiro dia, os estudantes tiveram neste domingo cinco horas para responderem às provas regulares.

2º dia de provas

O segundo dia de provas da edição 2018 do Enem teve questões sobre mutação genética, rastreamento de bagagem nos aviões e corrente elétrica dos peixes. Uma questão que se destacou se inspirou no popular game Minecraft, exigindo dos candidatos conhecimentos para calcular a dimensão de um cubo.

Outras questões que caíram no Enem foram inspiradas na fruta atemóia, no Salão do Automóvel de São Paulo, na Lei Nacional Antidrogas, nos pedágios das estradas e nos carros “flex”, que funcionam com etanol e gasolina.

Uma questão de matemática citou o artigo 33 da Lei Nacional sobre Drogas, que fala sobre a redução da pena por bom comportamento para os condenados sem ter antecedentes criminais. Para acertar a resposta, os estudantes tinham que calcular quanto, em anos e meses, representa a redução de 1/6 a 2/3 da pena, tempo previsto na lei.

Em ciências da natureza, a parte de biologia teve prevalência de temas sobre genética. Pelo menos quatro questões abordaram o assunto. Em uma delas, os estudantes tinham que saber sobre a mutação de DNA e a ausência da proteína P53, a proteína citoplasmática.

Na parte de física, os estudantes precisaram responder a uma questão que abordava a tecnologia RFID, que representa a sigla em inglês de “Radio-Frequency IDentification” (identificação por rádio-frequência). Essa tecnologia serve para rastrear gado, veículos que passam por pedágios nas estradas e as bagagens despachadas pelas empresas de aviação.

Em química, uma questão usou os carros “flex” para pedir que os estudantes indicassem as vantagens e desvantagens de abastecer esses veículos com etanol e com gasolina.

Na prova de matemática, uma das questões trazia um mapa do tesouro. O enunciado mostrou uma mapa e um tesouro com a escala de 1 para 58 milhões e pediu para os candidatos calcularem a mediana em quilômetros da reta a partir desta escala.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Polícia Civil de Pratânia esclareceu, na manhã da quinta-feira (28) um caso de roubo, lesão corporal e morte....

Categorias