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O sertanejo “Daqui para Sempre”, interpretado por Manu Bahtidão e Simone Mendes, foi a música mais tocada nas rádios brasileiras em 2023, segundo dados de um ranking realizado pela Audiency Brasil Tecnologia. A ferramenta distribui, coleta, trata e disponibiliza dados em tempo real de mais de 6 mil emissoras de rádio no Brasil e em 18 países.
Em seguida, nas próximas 4 posições, contemplando o Top 10, vem as canções “Dois Fugitivos” (composta por Diego Silveira, Júnior Pepato, Rafa Borges e Lari Ferreira , e sucesso na voz de Simone Mendes); “Solteiro Forçado” (de Marcos Vinicius, Rodolfo Bomfim, Mateus Felipe, Leonardo Souzza, Benicio Neto, interpretada por Ana Castela); “Mulher Segura” (de Marcus Vinicius, Jonatha Felipe, Higor Kaique, André Candoti, Bruno Felix Moraes, Waleria Leão, cantada por Luan Santana); e “Canudinho” (criada por Rafael Quadros, Kleber Dos Santos, Beatriz Brinsk e Matheus Araujo, e sucesso nas vozes de Gusttavo Lima e Ana Castela).
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Anacleto Angelo Ortigara, CEO da Audiency Brasil Tecnologia, destaca que veicular músicas nas emissoras de rádio é uma alternativa para a expansão da obra musical, para a firmação e para a escalada de sucesso tão desejada por cantores, compositores e músicos. “Uma música que ‘dá certo’ no rádio tende a ser bem-sucedida também em outros canais. O rádio aparece, portanto, em primeiro plano”.
O rádio é o principal expoente do áudio na mídia, conforme recorte da “Pesquisa Inside Audio 2023”, realizada pela Kantar Ibope Media. Segundo o estudo, o veículo é ouvido por 80% da população das 13 regiões metropolitanas pesquisadas. Em média, cada ouvinte passa 3h55 escutando rádio todos os dias.
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Para Ortigara, mesmo diante da revolução tecnológica, o rádio se mantém porque possui características únicas, sendo um canal de comunicação que aproxima as pessoas. “O rádio não fala para as pessoas, o rádio fala com as pessoas. Todos podem acessar essa mídia sem custo, pois o veículo dispensa a necessidade de uma rede de internet”.
Entre as preferências de programação no rádio, os entrevistados da “Pesquisa Inside Audio 2023” destacaram que gostam mais de: ouvir música (94%), noticiários locais (32%), noticiários nacionais (26%), notícias de trânsito (25%) e futebol, notícias e comentários.
Na visão de Ortigara, a fidelidade dos ouvintes se dá porque o rádio não apenas preserva as suas principais características, como também vêm aderindo às novas possibilidades digitais. A afirmativa é corroborada por dados do estudo da Kantar Ibope Media: 76% dos ouvintes acreditam que o meio vem se modernizando em seus conteúdos e formatos.
Plataforma faz análise de dados de rádio
Na visão do CEO da Audiency Brasil Tecnologia, a compilação e análise de um banco de dados é um dos elementos indispensáveis para os artistas que investem no rádio – o que, graças à tecnologia, agora pode ser feito de maneira diferente. “Hoje, o rádio oferece não apenas conteúdo, mas também medições por meio de plataformas especializadas”.
Ortigara explica que, com o trabalho de uma plataforma especializada, é possível trazer números para que o artista, ao fazer o trabalho de gestor dos dados, possa tomar decisões com um nível de acerto elevado”, explica. “Com inteligência aplicada, o investidor utiliza os dados para fazer a melhor tomada de decisão. Assim, a plataforma faz a conexão entre o veículo e os investidores, a fim de promover os melhores resultados”, conclui.
O ranking completo está à disposição no site e para mais informações, basta acessar: https://audiency.io/