17 de novembro, 2024

Últimas:

RESPOSTA ÀS ANÁLISES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE SOBRE O ASPARTAME

Anúncios

BRUXELAS, July 13, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — Em respostaàpublicação das conclusões de duas avaliações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o aspartame, um dos ingredientes mais exaustivamente investigados no mundo, publicadas hoje, a Associação Internacional de Adoçantes (ISA) congratula-se com a reafirmação da segurança do aspartame pela OMS através do seu principal organismo científico responsável pela avaliação da segurança dos aditivos alimentares, o Comité Misto da FAO/OMS de Peritos em Aditivos Alimentares (JECFA). Estas conclusões são consistentes com as conclusões de mais de 90 agências mundiais de segurança alimentar que confirmaram a segurança do aspartame, incluindo a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), que analisou o aspartame duas vezes, e a agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA).

“O JECFA reafirmou mais uma vez a segurança do aspartame após a realização de uma revisão exaustiva, abrangente e cientificamente fundamentada”, indicou a Secretária-Geral da ISA, Frances Hunt-Wood. “O aspartame, como todos os adoçantes sem ou de baixas calorias, quando utilizado como parte de uma dieta equilibrada, oferece aos consumidores a opção de reduzir a ingestão de açúcar, um objetivo crítico de saúde pública.”

Anúncios

Como parte da sua avaliação exaustiva e abrangente, reconfirmando a segurança do aspartame, o JECFA analisou as conclusões da IARC e não encontrou nenhuma preocupação para a saúde humana. É importante salientar que a IARC não é um organismo competente em matéria de segurança alimentar e a sua classificação 2B não tem em conta os níveis de ingestão nem o risco real, o que torna uma análise da IARC muito menos abrangente do que as análises exaustivas efetuadas por organismos de segurança alimentar como o JECFA e, potencialmente, confusa para os consumidores.

Para contextualizar, a classificação 2B da IARC coloca o aspartame na mesma categoria que o kimchi e outros legumes conservados em vinagre. A IARC seria a primeira a dizer que não sugere que as pessoas devam deixar de usar kimchi ou pickles às refeições.

Anúncios

No âmbito de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável, o aspartame pode ser utilizado para promover os objetivos de saúde pública em matéria de redução do consumo de açúcar e, em última análise, ajudar a controlar o peso e a diabetes, bem como a saúde oral.

FIM

Para questões relacionadas com a comunicação social, por favor, contactar a agência de comunicação da ISA:
media@sweeteners.org – Telefone (24/7): +1 (833) 318-2430
www.sweeteners.org/news


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8874383)

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Dois irmãos morreram após se envolverem em um acidente com motos na tarde de sábado (16), no distrito Batovi,...

Categorias