03 março, 2024

Últimas:

Unidades de conservação atraem investidores para MG

Unidades de conservação atraem investidores para MG

Anúncios

O Governo do Estado de Minas Gerais anunciou em junho o investimento de R$ 12 milhões em obras para facilitar o acesso de moradores e turistas ao Parque Estadual do Ibitipoca, localizado na Zona da Mata. Além da unidade de conservação, a região também conta com o Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, rico em biodiversidade e composto por grutas e cachoeiras.

Com os parques, a região vem se tornando um polo de turismo atrativo para investidores. Exemplo disso, Ronnie Girardi, empresário da área de tecnologia, lançou o projeto de saúde digital Conecta Saúde por meio de um sistema que leva atendimento médico gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por telemedicina e atende 100% da população de Olaria (MG), município que faz parte do Parque Estadual da Serra Negra.

Anúncios

Olaria possui 1.945 habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “O projeto [Conecta Saúde] foi pioneiro no país e é, atualmente, o único a atender toda a população de um município, contribuindo para o desenvolvimento local”, afirma Girardi.

Em 2023, o empresário também investiu em uma plataforma de saúde veterinária. De acordo com Girardi, a Vetconex pretende agregar mais de dois mil médicos veterinários e duzentos mil usuários de todo Brasil no primeiro ano.

Anúncios

Segundo declaração do prefeito de Olarias Luiz Eneias (Luizinho), “os prefeitos das cidades da região dos parques também devem contribuir para o desenvolvimento sustentável e econômico necessário para as futuras gerações”.

José Cândido, proprietário do complexo hoteleiro Parque do Ibitipoca Hotel de Lazer, destaca que os empresários da região veem com “bons olhos” o desenvolvimento dos Parques e da Zona da Mata: “Acreditamos que os investimentos que estão sendo feitos na região vão contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo e da economia local”.

Unidade de conservação atrai turistas com atrativos naturais

Localizado entre os municípios de Lima Duarte (MG) e Santa Rita do Ibitipoca (MG), o Parque Estadual do Ibitipoca tem uma área total de reserva de 1488 hectares e está sob a administração do IEF-MG (Instituto Estadual de Florestas).

Entre as principais atrações, a unidade de conservação reserva a Janela do Céu, rocha que se abre em uma fenda, revelando a vista da região; a Gruta dos Três Arcos, caverna com três arcos naturais; o Pico do Pião, o ponto mais alto do parque, com 1.784 metros de altitude; a Cachoeira do Salto; e a Cachoeira do Monjolinho.

O parque fica aberto durante toda a semana, das 8h às 18h, e recebe o máximo de mil visitantes por dia. No local, são oferecidas atividades como trilhas, caminhadas, camping, cavalgadas e observação de aves. Para visitar, é necessário fazer uma reserva on-line.

Para mais informações, basta acessar: https://www.serradoibitipoca.com.br/ ou @serradoibitipoca

Últimas

Botucatu: Obituário 03 de fevereiro de 2024

03/03/2024

Anúncios Lázaro Aparecido Lino – 69 anos Sepultamento Cemitério Portal das Cruzes 03/03/24 às 17h Complexo...

Categorias