04 março, 2024

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Implantação do sistema de medição auxilia capitais do Norte

Implantação do sistema de medição auxilia capitais do Norte

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A Amazonas Energia, empresa de distribuição de energia com concessão para o estado do Amazonas, iniciou em fevereiro as obras de implantação do SMC (Sistema de Medição Centralizada) na cidade de Manaus (AM) visando melhorar a qualidade no fornecimento. O bairro Parque 10 foi o primeiro a receber o novo sistema de medição inteligente, que deve chegar a toda a capital amazonense.

O SMC reúne as medições individualizadas de energia, desempenhando as funções de concentração, processamento e indicação das informações de consumo e ocorrência, eventos e alarmes de forma remota e centralizada.

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Angelo Chiella, Gerente de Produto da Landis+Gyr, explica que o modelo já foi implantado em diversos lugares do país: “O SMC é utilizado pela Light, EDP, Enel, Neoenergia e Equatorial, por exemplo, concessionárias de energia, além de ser aprovado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o que garante uma medição precisa e eficiente”.

Segundo Chiella, o sistema agiliza o processo de “liga e desliga” da energia para o usuário, evitando demora no processo, facilidade na visualização do consumo e fatura, previne contra furtos de energia além de contribuir para um futuro mais sustentável.

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Ele explica que o conceito fundamental da medição centralizada é a preservação da individualização da medição do consumo de energia adicionado à medição inteligente. “Como há o agrupamento de medidores em um único gabinete, permite-se o compartilhamento de partes comuns, propiciando significativa redução do espaço físico e redução no custo final por unidade consumidora”, afirma.

Chiella destaca que, para acompanhamento do consumo de energia, é instalado ao alcance do consumidor um TLI (Terminal de Leitura Individual) que recebe os dados do medidor instalado no poste e exibe o consumo de energia.

“A ANEEL estabelece os procedimentos que permitem a aplicação de sistemas de medição centralizada pela distribuidora de energia, da mesma forma que exige que os sistemas de medição atendam aos critérios definidos pela autoridade metrológica, o INMETRO”, detalha.

O Gerente de Produto da da Landis+Gyr chama a atenção para o fato de que a tecnologia de medição centralizada que está sendo instalada pela Amazonas Energia está em operação na maior parte dos estados brasileiros, atendendo a mais de três milhões de unidades consumidoras somente no Brasil, entre outros países.

“Com a supervisão do governo, o controle metrológico estabelece adequada transparência e confiança com base em ensaios imparciais”, explica Chiella.

Novo sistema beneficia os consumidores

Na análise de Claudio Puga, Diretor Comercial Landis+Gyr, a tecnologia tem diversos benefícios aos consumidores ao permitir melhorar a qualidade do fornecimento de energia, como por exemplo a identificação de desligamentos – fato que possibilita à concessionária restabelecer o fornecimento de energia com maior velocidade, beneficiando os consumidores com um serviço de mais qualidade.

“A tecnologia permite maior disponibilidade de fornecimento de energia para os consumidores, além de inibir e desincentivar a adoção de fraudes, ou perdas comerciais, fator importante para garantir uma fatura de energia justa para todos os consumidores”, afirma Puga.

O IPGF (Índice de Preços dos Gastos Familiares) aumentou 0,60% em abril. Com isso, é acumulada uma taxa de 2,47% no ano e de 3,51% em 12 meses. No mesmo período, a relação oficial de inflação acumulava 2,71% no ano e 4,18% em 12 meses.

Paralelamente, o percentual de famílias com dívidas (em dia ou não) no Brasil chegou a 78,3% em abril de 2023, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A parcela é a mesma que foi registrada em fevereiro, mas é maior que os 77,7% de abril de 2022.

“A redução de perdas comerciais permitirá ao povo do Amazonas a redução de tarifas de forma sustentável, considerando que uma parte significativa das perdas comerciais é custeada pelo consumidor”, complementa Puga.

Para mais informações, basta acessar: https://www.landisgyr.com.br/

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