14 de junho, 2024

Últimas:

Normas de SST influenciam pequenas e médias empresas

Anúncios

A saúde e a segurança dos trabalhadores são temas de extrema relevância em qualquer ambiente de trabalho. No caso das micro e pequenas empresas, garantir um ambiente seguro não apenas protege os funcionários, mas também contribui para a reputação e a continuidade do negócio.

Essas empresas desempenham um papel vital na economia brasileira, sendo responsáveis por uma parcela significativa dos empregos formais no país. Esse ano, já foram responsáveis por 1,6 milhão de contratações, representando impressionantes 71,6% do total de novos postos de trabalho em todo o Brasil. Elas representam uma parte significativa da força de trabalho e contribuem para a distribuição de renda e a redução da desigualdade social.

Anúncios

No entanto, muitas vezes, esses empreendedores podem negligenciar a importância das normas obrigatórias de saúde e segurança do trabalho. Mesmo com o tratamento diferenciado garantido pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC 123/2006), essas empresas não estão dispensadas de cumprir com suas obrigações em relação à segurança no ambiente de trabalho.

Para tornar esse processo simples e de acordo com as exigências legais, existem várias soluções digitais especializadas em SST, de baixo custo e que ajudam esses empreendedores a não negligenciar as normas obrigatórias de saúde e segurança do trabalho. Afinal, o cumprimento dessas normas não apenas protege os funcionários, mas também beneficia a própria empresa em termos de eficiência, reputação e cumprimento legal.

Anúncios

Renan Soloaga, CEO da Indexmed, plataforma digital de gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST), comenta que muitos pequenos empreendedores têm dúvidas sobre a importância de se adequar às normas de saúde e segurança do trabalho em seu negócio, mas precisam ficar atentos em alguns benefícios que isso traz para todos, como proteção dos funcionários, redução de acidentes, cumprimento legal, aumento de eficiência, retenção de talentos e responsabilidade social.

A conformidade com as normas de saúde e segurança do trabalho é fundamental para garantir a integridade física e mental dos funcionários. Isso resulta em uma força de trabalho mais saudável e produtiva. Além disso, o não cumprimento das obrigações em relação à saúde e segurança do trabalho pode resultar em multas e penalidades significativas, o que pode ser prejudicial às finanças da empresa”, destaca o CEO.

Um ambiente de trabalho seguro tende a ser mais organizado e eficiente, contribuindo para a produtividade geral da empresa. Além disso, empresas que demonstram compromisso com a segurança têm maior probabilidade de reter talentos e atrair novos profissionais qualificados.

O cuidado com a segurança dos funcionários tende a transpassar os muros das empresas, que passam a ser vistas com bons olhos pela sociedade. “Isso pode atrair clientes e investidores, além de fortalecer a imagem da empresa como uma organização socialmente responsável”, complementa Soloaga.

Investir em medidas de segurança no local de trabalho deve ser uma prioridade para todas as empresas, independentemente do seu tamanho. A segurança do trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas também uma responsabilidade social que contribui para o bem-estar dos trabalhadores e o sucesso sustentável dos negócios.

Sobre a Indexmed

Fundada em 2018, a Indexmed é uma plataforma digital de gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) proprietária de uma solução inteligente para auxiliar as PMEs a se adequarem ao eSocial e realizar a gestão de todos os procedimentos relativos à Saúde e Segurança do Trabalho. Atualmente, a companhia conta com mais de 5.500 assinantes e mais de 1,3 milhão de vidas cadastradas.

Talvez te interesse

Últimas

Com recorde de inadimplência empresarial, o Brasil testemunhou aumento surpreendente no índice de recuperações judiciais em 2023, ultrapassando o patamar...

Categorias