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A Altenburg, uma das maiores empresas têxteis do Brasil, com sede em Blumenau, Santa Catarina, presente em mais de sete mil lojas multimarcas no país e com 15 lojas próprias e seu portal de e-commerce, registrou crescimento de 300% nas vendas da Black Friday, em comparação com o ano de 2022.
O resultado da empresa catarinense vai na contramão dos dados nacionais. Informações de empresas como Neotrust e NielsenIQ Ebit revelam que o faturamento e pedidos em e-commerce em 2023 tiveram queda no que diz respeito à data em 2022.
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Dentre os produtos com maior procura, jogos de cama com toque acetinado, travesseiros, protetor de travesseiros impermeáveis, jogo de cama 300 fios. “Foram comercializados quase 90 mil itens em nosso portal de e-commerce. Nossa estratégia de comunicação teve como foco a relação direta com os nossos consumidores, com foco na qualidade de vida”, destaca o vice-presidente da Altenburg, Tiago Altenburg.
Além disso, a antecipação de ofertas foi uma estratégia utilizada por varejistas para que os consumidores já se preparassem para a data. A empresa focou na experiência dos clientes. “Nosso objetivo era que os consumidores pudessem aproveitar ao máximo a campanha “Black Alt”, para que assim desfrutassem de um mês inteiro de ofertas incríveis e promoções que podiam chegar a descontos de até 40%”, explica o vice-presidente da Altenburg.
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Fabrício Juvêncio, gerente de varejo da Altenburg, destaca que a empresa preparou toda a sua operação para a data. “Realizamos uma grande análise de mix, com performance de produtos, preparando a cobertura de estoque e toda a nossa logística de entrega, dessa forma o consumidor tinha a garantia de sua compra e do recebimento dos produtos no conforto de sua casa”, explica.
O trabalho desenvolvido pela Altenburg também tem sinergia com o que afirma o professor de MBA da FGV, Roberto Kanter, que é preciso que o varejo eduque os brasileiros sobre a data promocional, a fim de melhor aproveitar os descontos oferecidos. “Existe um erro claríssimo do varejista que continua acreditando que venda é só oferta e não conexão emocional”, aponta.
Otávio Correa de Arruda, gerente de marcas da catarinense Altenburg, empresa centenária do segmento têxtil, com cincos plantas – sendo quatro no Brasil e uma no Paraguai, e que é líder na produção de travesseiros na América Latina, destaca que o resultado reflete o novo posicionamento da marca. “O novo foco contempla um plano de marketing robusto e consistente, aceleração digital, ações para o varejo, como o fortalecimento das experiências com os consumidores nas lojas próprias também no nosso portal de e-commerce ”, explica.
Os dados da indústria catarinense reforçam os dados da pesquisa Linx, empresa do grupo Stone Co, especializada em tecnologia para o varejo, que apontou que as vendas realizadas por lojas em sites próprios tiveram aumento nessa Black Friday. “O sucesso desse resultado foi o equilíbrio de manter recordes de crescimento sem comprometer as margens e, principalmente, os prazos de entrega”, finaliza Tiago Altenburg.