26 de dezembro, 2024

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Adesão ao trabalho remoto impulsiona soluções para comunicação empresarial

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Após o período de maior isolamento social, ocasionado pela pandemia, muitas empresas adotaram uma jornada de trabalho 100% remota ou semipresencial (híbrida). De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em outubro de 2022 o índice de empresas que afirmam ter adotado a modalidade home office (parcial ou total) foi de 32,7%.

Para dar conta da comunicação empresarial, assim como do atendimento ao cliente, algumas organizações optaram por implementar práticas que reúnem os dados em nuvem, colaborando para o aprimoramento do trabalho home office. Informações de uma pesquisa sobre o uso de Tecnologia de Informação (TI), elaborada pela FGV/EAESP, destacam que, atualmente, o uso da nuvem para processamento de dados em empresas brasileiras corresponde, em média, a 42%.

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Assim como foram surgindo ferramentas de workspaces e plataformas de comunicação entre colaboradores, a comunicação via telefone também passou por essa atualização. Hoje, existe a telefonia em nuvem, também conhecida como PABX Virtual, que possibilita a ligação telefônica feita através de computadores.

“As empresas estão adotando diferentes soluções tecnológicas para aprimorar sua comunicação interna e externa. Hoje, é importante oferecer recursos que podem contribuir para a agilidade, flexibilidade e eficiência nas comunicações organizacionais, além de possíveis ganhos econômicos”, explica Cinthia Aline, Diretora Comercial da
IP Force, empresa especializada em telefonia em nuvem.

Além de viabilizar a comunicação das pessoas de uma empresa que estejam trabalhando simultaneamente, esse tipo de tecnologia também pode auxiliar na mobilidade dos colaboradores que estejam em outras regiões do mundo. “É possível realizar e receber chamadas de qualquer lugar, variando o uso de dispositivos móveis, até mesmo computadores, desde que tenham acesso à internet”, explica a diretora.

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Para além, apenas, da comunicação entre prestadores, o atendimento ao cliente por meio de contato telefônico (SAC) também faz parte do fluxo de serviços de algumas empresas. De acordo com um estudo elaborado pela Capterra, o telefone é o segundo principal meio de comunicação escolhido pelos entrevistados (33%), perdendo apenas para o chat ao vivo (48%).

Para a representante da IP Force, as organizações devem explorar opções para melhorar a comunicação considerando os avanços tecnológicos, modernização e transformação digital. “Um ponto importante também é a segurança dos dados. Os provedores implementam medidas avançadas de proteção, como criptografia de dados e backups automatizados, para garantir a segurança das informações compartilhadas nas chamadas”, finaliza.

 

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