26 de julho, 2024

Últimas:

Tratamento com LED reinventa a alta performance esportiva

Tratamento com LED reinventa a alta performance esportiva

Anúncios

As tecnologias no meio esportivo têm permitido que os atletas superem os seus limites, quebrem recordes e atinjam níveis mais elevados de performance esportiva. Para que isso seja possível, uma gama de profissionais e recursos técnicos são aplicados para garantir o máximo rendimento do esportista. Dentro dessas novas tecnologias, já há alguns anos, o tratamento com LED tem reinventado o segmento e auxiliado fisioterapeutas esportivos a melhorar a performance de seus atletas.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) explica que o fisioterapeuta esportivo tem como objetivo, entre outros, prevenir lesões e promover processos de recuperação funcional. Para isso, pode se utilizar de diferentes técnicas, como liberação miofascial, massoterapia, terapia fria, e agora conta também com o auxílio da LEDterapia no tratamento de pacientes esportivos.

Anúncios

Um dos problemas mais comuns em atletas de alto desempenho é a lesão muscular, o que leva profissionais a buscarem métodos de recovery muscular. Segundo o fisioterapeuta esportivo Anderson Kirihara (CREFITO 8/ 43.338 – F): “É necessário que um fisioterapeuta tenha as ferramentas e conhecimento adequados para tornar o recovery muscular possível, já que 1% de ganho marginal para um atleta pode ser a diferença entre a vitória e a derrota”.

O que é LEDterapia?

Anúncios

A ação do LED no organismo é a nível celular e realiza um processo conhecido como fotobiomodulação. Essa prática já é estudada e é baseada em evidências clínicas na medicina, odontologia, e outras áreas da saúde.

De acordo com o Dr. Álvaro Pereira (CRM-SP: 34.348), diretor técnico da Cosmedical, empresa que atua no segmento da LEDterapia: “O efeito da luz do LED em determinados comprimentos de onda em contato com a pele estimula a produção de ATP intracelular, que é como se fosse o combustível da célula. Com mais energia, há o aumento de respostas benéficas ao organismo, como alívio da dor e aceleração de processos de regeneração celular, deste modo, ajudando a melhorar a performance esportiva”.

O fisioterapeuta Richard Reid (CREFITO 12182896.1.F) comenta que o tratamento com LED “proporciona a analgesia local, reparação tecidual, ação anti-inflamatória, redução de edema, trazendo o atleta de volta o mais rápido possível para a prática esportiva”.

Estudos sugerem a eficácia da LEDterapia

O tratamento com LEDterapia é relativamente recente em relação a outras técnicas. A massoterapia, por exemplo, possui registros desde 300 AEC, enquanto a crioterapia remonta ao século 2500 AEC, quando era utilizada por egípcios, gregos e romanos com gelo e neve para variados tratamentos médicos. Já a LEDterapia é conhecida e utilizada para tratamentos de lesões esportivas nas últimas duas décadas.

Em 2006, foi realizado um estudo duplo-cego randomizado, onde se avaliou o efeito da terapia em exercícios e DMIT (Dor Muscular de Início Tardio). Concluiu-se que houve diminuição significativa da dor muscular de início retardado. Também houve “diferença significativa nos escores de dor no período de 48 horas”.

Já outro estudo, publicado em 2014, testou a aplicação da LEDterapia para a recuperação muscular de homens jovens saudáveis após serem submetidos a um “exercício excêntrico prejudicial”. O grupo que recebeu as luzes, teve menos perda de força muscular, menos dores musculares e menos deficiência de amplitude de movimento.

Em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), e divulgado em 2016, foi verificado como um par de gêmeos monozigóticos responderia à LEDterapia ou placebo combinado com um programa de treinamento de força durante 12 semanas. A pesquisa concluiu que a fotobiomodulação reduziu o dano muscular, a dor, o período de recuperação, além de aumentar o desempenho atlético e a massa muscular do atleta irradiado.

Novos horizontes para o esporte

Kirihara pontua também que: “O tratamento com a LEDterapia combinada com outros métodos é um dos meios capazes de aumentar a performance do esportista, que se recuperará mais rapidamente do overtraininig”. Porém, o especialista ressalta que a LEDterapia sozinha não é capaz de trazer resultados tão evidentes: “É necessário um conjunto de ações como boa nutrição, qualidade de sono, descanso adequado, saúde mental, entre outros fatores para que o atleta atinja o melhor resultado”.

É muito importante que os atletas tenham o devido amparo para evitar lesões físicas graves que venham a impossibilitar a prática esportiva. Além disso, contar com recursos avançados pode ajudar a reduzir o número de atletas que recorrem ao doping como também outras práticas desportivas desleais, mantendo assim uma competição em nível saudável.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Após uma sequência de dias secos e quentes, com a umidade relativa do ar caindo a níveis críticos e...

Categorias