Anúncios
O processo de formatação transforma uma empresa em franquia, permitindo que os interessados se tornem franqueados e levem unidades para suas regiões, fortalecendo a marca no mercado. Uma franquia pode ser de diversos modelos de negócio, como ponto comercial, home based e quiosque, e também de variados segmentos, como alimentação, saúde, beleza e tecnologia. No entanto, apenas da flexibilidade em certos critérios existem fatores indispensáveis para uma franquia.
O especialista em franquias Fred Vanitelli, também conhecido como Guru das Franquias e responsável pela formatação de mais de 400 negócios, dá cinco dicas que os empresários devem seguir antes de franquear seus negócios.
Anúncios
1 – Estabilizar financeiramente a empresa
Vanitelli explica que o primeiro passo é que o empresário avalie a situação financeira do negócio. Segundo ele, não ter dívidas ou estar com qualquer pendência já em processo de pagamento, como um acordo de parcelas, ajuda a viabilizar o processo.
Anúncios
2 – Resolver todas as inadimplências
Outro ponto levantado pelo especialista são eventuais inadimplências jurídicas. O Guru das Franquias reforça a importância de estar com a documentação da empresa em dia e documentos importantes, como CNPJ, atualizados.
3 – Padronizar os processos
“Uma parte importante do processo de franquear é padronizar os processos operacionais e de gestão, dessa forma é possível manualizar as instruções para que os franqueados “, explica o Guru das Franquias, que também atua como consultor na consultoria Como Franquear.
Ele reforça que é nesta etapa que o futuro franqueador vai identificar eventuais processos artesanais, elaborar um rascunho da lista de fornecedores necessários, pensar se é necessário estoque e qual o melhor modelo de negócio para atuação dos franqueados.
4 – Encontrar uma consultoria confiável
Essa pesquisa inclui checar a idoneidade da empresa escolhida nas redes sociais e também no Reclame Aqui. Buscar contato com os clientes da consultoria e perguntar qual opinião deles sobre o serviço também pode ajudar.
5 – Reunir as informações necessárias
A última etapa a ser realizada na preparação para formatação, segundo Vanitelli, é reunir todas as informações necessárias. “Ao longo do processo, cada consultoria vai solicitar as documentações que julgar essenciais, mas se o franqueador conseguir compilar as informações básicas antes das reuniões isso pode agilizar o trabalho”, detalha o especialista.
Segundo ele, posicionamentos a respeito do CNPJ, INPI, dados de faturamento, lista de produtos ou serviços e relação das redes sociais já em funcionamento são algumas coisas que provavelmente serão cobradas.