23 fevereiro, 2024

Últimas:

SP inaugura Laboratório de Medição de Umidade de grãos

Prezar pela segurança alimentar da população paulista ao mesmo tempo em que busca preservar o elevado padrão de qualidade da produção de grãos no Estado e garantir fiscalização para um comércio mais saudável e justo. Estes são os objetivos do novo Laboratório de Medição de Umidade de Grãos, inaugurado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) no último dia 24 de abril, na zona sul de SP.

Os medidores de umidade têm como função avaliar a quantidade de água presente em grãos como soja, milho, café, trigo, feijão, entre outros, sendo este um parâmetro crucial para a determinação de seu peso e preço no mercado. Ao fazer análise, este tipo de laboratório também garante que os produtos estejam dentro das faixas de erros permitidas pela regulamentação metrológica em vigor.

“A medição correta da umidade dos grãos é um parâmetro essencial para garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. Uma medição inadequada pode levar à presença de fungos e bactérias, comprometendo a segurança alimentar e a saúde da população”, garantiu o vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Claudio Torelli.

A manutenção de padrões de grãos de alta qualidade também é essencial para a economia do país, já que a produção agropecuária é responsável por 24,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2022, conforme aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Desta forma, a circulação de produtos inadequados pode trazer prejuízos financeiros significativos para os produtores rurais, além de comprometer a qualidade do produto exportado e a reputação do Brasil no mercado internacional.

Para Torelli, a criação de um laboratório de medição de umidade de grãos, é fundamental para garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, bem como para promover a confiabilidade das medições realizadas e aprimorar a produção agropecuária do país.

A inauguração contou com a presença do secretário da Justiça, Fábio Prieto, que destacou a importância do Laboratório. “O trabalho a ser realizado aqui será essencial para o estado de São Paulo e o país no setor do agronegócio devido a necessidade da medição correta”, afirma o secretário da Justiça.

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo, estima-se uma economia de 1% para os produtores de grãos nos 310,9 milhões de toneladas das produções das safras 2022/2023 em todo o Brasil com a criação do laboratório. Já em São Paulo, considerando apenas os grãos de soja, milho, feijão e arroz na safra de 2022/2023, foram produzidas 149 milhões de sacas de 60 kg cada, gerando uma receita em torno de R$ 20 bilhões de reais.

“O novo Laboratório de Medição de Umidade de Grãos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), será um avanço para maior qualidade da agricultura na região”. É o que afirma o vice-presidente de Relações Institucionais da Abrac.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, serviços, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Últimas

Roaming de dados sem preocupações, agora em todos os aplicativos: eSIM Innovator 1GLOBAL dá à fintech seu próprio serviço de roaming

22/02/2024

Crescente interesse na integração API de comunicação móvel exclusiva da 1GLOBAL por parte de empresas de...

Categorias