17 de novembro, 2024

Últimas:

A importância da consultoria tributária para e-commerce

A importância da consultoria tributária para e-commerce

Anúncios

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online estão batendo recordes — R$ 150,82 bilhões em 2021 e R$ 169,59 bilhões em 2022 —, com projeção até o final de 2023 de R$ 185,7 bilhões. Isto é o reflexo de uma sociedade cada vez mais digital e conectada, mas muito além do uso de alta tecnologia, é preciso preparo e conhecimento para atuar no mercado do e-commerce para gerar vendas, especialmente, sobre aspectos tributários que variam em cada Estado. “Em especial o ICMS, que é um tributo de competência estadual com alíquotas que variam de 17% a 22% dependendo da legislação de cada Estado”, afirma Carla Silveira, consultora fiscal e tributária da Escrilex Contabilidade.

Na hora de abrir o e-commerce, a sede da loja pode levar a empresa a economizar com impostos, por isso uma consultoria tributária é uma ferramenta extremamente importante em todos os segmentos do mercado, seja na comercialização de bens ou na prestação de serviços. “Entretanto, para o e-commerce se torna mais evidente esta importância em virtude da necessidade de uma precificação diferenciada para cada unidade da federação que se encontra o adquirente e da condição do mesmo, Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, para que o empresário não fique no prejuízo”, observa Carla Silveira.

Anúncios

Diariamente, vários aspectos sobre a tributação são abordados em noticiários da tv, em redes sociais ou na internet. Contudo, a consultora tributária alerta que é preciso cuidado para diferenciar diversos aspectos envolvidos. “A consultoria tributária, por meio de uma avaliação das operações realizadas pela empresa, busca a menor carga tributária sob a melhor aplicação da legislação vigente, para todos os Regimes de Tributação, seja no Simples Nacional, Lucro Presumido ou no Lucro Real”, afirma.

Benefícios fiscais

Anúncios

Existem variados benefícios fiscais para e-commerce disponíveis atualmente no Brasil como o Paraná Competitivo, o TTD 409 em Santa Catarina, o COMPETE no Espírito Santo, o PRODEPE em Pernambuco, entre outros. Assim, como cada estado tem benefícios fiscais específicos, na hora de abrir o e-commerce, a sede da loja pode levar a empresa a economizar com impostos.

De acordo com a consultora fiscal e tributária, a principal dificuldade na precificação para operações interestaduais que destinem mercadorias para o consumidor final, consiste no fato desta operação envolver dois recolhimentos de ICMS, uma para o Estado de origem da mercadoria (sede da empresa) e outro para o Estado de destino da mercadoria, tornando a operação burocrática e onerosa. “O empresário que atua no comércio de mercadorias através do e-commerce deve selecionar o Estado da sede da sua empresa com muita atenção, pois esta escolha pode ocasionar no aumento ou redução da sua carga tributária”, alerta.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Dois irmãos morreram após se envolverem em um acidente com motos na tarde de sábado (16), no distrito Batovi,...

Categorias