11 de maio, 2025

Últimas:

Projeto incentiva o consumo de hortaliças desde cedo em crianças

Projeto incentiva o consumo de hortaliças desde cedo em crianças

Anúncios

Criar uma rotina de alimentação balanceada desde cedo é fundamental para garantir bons hábitos durante a vida adulta e viver com mais saúde, qualidade e bem-estar. A importância do “prato colorido” não fica apenas na aparência e o consumo de frutas, legumes e verduras – além de proteínas, carboidratos, fibras e outros nutrientes – é essencial para um bom desenvolvimento físico, bem como para prevenir doenças futuras.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) , mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas – 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. Além disso, o Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas (UNICEF) alerta que 340 milhões de crianças – ou uma em cada duas – sofrem de deficiências em vitaminas e nutrientes essenciais, como vitamina A e ferro. O consumo de produtos industrializados e a falta de refeições balanceadas e saudáveis contribuem para o aumento desses números e, por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é a ingestão de alimentos in natura (minimamente processados) e orgânicos.

Anúncios

Assim, para incentivar o consumo de hortaliças e criar este hábito entre os pequenos, o Colégio Sigma, em Brasília, promove o Projeto Horta, desde 2015, para as crianças do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Em 2023, mais de 300 crianças dos turnos matutino e vespertino e de todas as unidades executaram a plantação em vasos que puderam ser escolhidos e customizados por cada uma. “Além do estímulo a uma alimentação saudável, essa proposta possibilita aos alunos a aplicação na prática de conteúdos teóricos como: os tipos de solo, o solo mais adequado para o cultivo, acompanhar o processo de germinação dos vegetais, perceber que as espécies de hortaliças são diversas e cada uma tem seu ciclo de vida”, explica a professora Anne Elleres, uma das responsáveis pela atividade.

Anne comenta que o Projeto Horta surgiu da necessidade de tornar os conteúdos didáticos teóricos mais práticos e factíveis, além de apresentar às crianças alimentos saudáveis cultivados em solo orgânico. “Assim, os estudantes têm total participação ativa, tanto intelectual como na atividade prática”, afirma. “Cada criança terá o seu próprio vaso com sua hortaliça escolhida – coentro, rabanete, rúcula ou alface – para levar para casa e utilizar na culinária”, acrescenta.

Anúncios

A professora conta que os alunos estiveram totalmente comprometidos em todas as fases da atividade. “Curiosos e interessados, eles fizeram questão de participar de cada etapa. Eles literalmente colocaram a mão na massa e trocaram ideias e expectativas sobre suas hortaliças. As famílias também tiveram um papel fundamental ao contribuir com alguns dos utensílios utilizados, como o próprio vaso que podia ser personalizado pelas crianças”, comenta. “Agora, após o plantio, eles realizarão o acompanhamento do desenvolvimento das hortaliças em casa. Eles vão regar, levar ao sol, medir o crescimento, observar a umidade do solo, entender o processo de germinação compartilhando tudo isso em um semanário escrito e fotografado para embasar o relatório final do Projeto Horta. E, antes da colheita, será feita uma exposição das hortaliças cultivadas pelas turmas”, finaliza.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.861 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (10) no Espaço da...

Categorias