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O lançamento das novas tecnologias aproxima cada vez mais as pessoas de um mundo modernizado, digitalizado e transformado, assim, comportamentos, rotinas e profissões.
De acordo com uma pesquisa publicada pela Conect Brasil, empresas de diferentes setores já implementaram ou estão experimentando processos digitalizados, como por exemplo, a inserção da realidade virtual com o intuito de reduzir custos, facilitar demandas e encurtar distâncias. O que explica o fato de mais de 90% da rotina das empresas já serem realizadas de forma virtual, conforme essa pesquisa.
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Nesse contexto, o mercado imobiliário não fica para trás. Mesmo sendo um setor antigo e tradicional no país, compreender as vantagens da utilização de ferramentas que surgiram para facilitar a rotina dos profissionais, como softwares imobiliários, é importante. Desse modo, é necessário que corretores e corretoras, junto aos seus gestores, busquem formas de se manterem atualizados sobre as inovações que impactam o mercado imobiliário para sair na frente diante dos concorrentes.
Para Vitor Severo, líder do setor de Marketing da empresa Jetimob, uma marca de tecnologia voltada ao mercado imobiliário, afirma que esses avanços são facilitadores e aliados dos negócios imobiliários, pois contribui para a evolução das empresas e dos colaboradores. “Os profissionais do mercado imobiliário precisam estar atentos às inovações que surgem diariamente, pois elas proporcionam um aumento na produtividade das equipes, otimização de tempo com tarefas automatizadas e a possibilidade de dispor maior atenção ao cliente que deseja comprar ou alugar um imóvel”, finaliza.
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Conforme um artigo publicado pela Exame, esse processo de implementação de novas tecnologias nas empresas do mercado imobiliário são resquícios que permanecem após a pandemia, afetando corretores e clientes. Desse modo, é apresentado alguns exemplos que justificam essas mudanças, como “às reuniões por teleconferência, às visitas remotas, por vídeo, e à popularização das assinaturas digitais nos contratos imobiliários, modalidade que antes da pandemia representava algo como 5% dos negócios fechados e, nos últimos dois anos, cresceu exponencialmente”. Portanto, é fato que os negócios imobiliários no Brasil estão buscando auxílio na tecnologia para acelerar as vendas e experimentar as novas tendências tornou-se essencial.
5 tendências inovadoras para o mercado imobiliário
1. ChatGPT
Lançado no final de 2022, o ChatGPT é a sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”, um chabot autônomo que causou impacto pela facilidade e rapidez na entrega de informações. Essa inteligência artificial realiza a criação de textos, legendas para descrição de imóveis por exemplo, responder perguntas sobre qualquer assunto, além de auxiliar no atendimento ao cliente (em questionamentos frequentes), criação de códigos de programação, otimização de palavras-chave, gerador de conteúdo para as redes sociais do seu negócio imobiliário e ainda na coleta e análise de dados.
2. Tokenização
É a partir da tecnologia de blockchain que ocorre o processo de tokenização, uma maneira de representar um bem físico no mundo digital, basicamente. Ou seja, esse processo consiste em facilitar e descomplicar negociações, transações e demandas burocráticas, antes demoradas e com alto custo. Essa tendência pode auxiliar os corretores e corretoras no processo de compra e venda de imóveis, por exemplo, pois é possível salvar todas informações sobre os imóveis tornando tudo mais seguro. Sendo assim, essa segunda tendência promete deixar o mercado imobiliário em geral mais eficiente.
3. Realidade Virtual
A tendência de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) já é utilizada por diversas empresas, marcas de jogos e entre outros, porém também está se popularizando no mercado imobiliário, pelas suas vantagens. Sendo uma experiência totalmente imersiva, essa tecnologia de realidade virtual permite que um cliente possa realizar uma visita ao imóvel sem precisar se deslocar até ele, além de visualizar como um imóvel ficará após sua reforma ou construção. Em conjunto com a Realidade Aumentada essa imersão se torna ainda mais verídica pois é possível visualizar com detalhes decorações personalizadas escolhidas pelo cliente.
4.Impressão 3D
A aplicação da impressão 3D no mercado imobiliário oferece auxílio aos profissionais no momento de fechamento de negócios. Isso porque é através dessa tendência que é possível criar maquetes de empreendimentos e unidades fiéis a imóveis que serão construídos. Portanto, o desenvolvimento dessa tecnologia futuramente se tornará uma alternativa de produzir de forma ágil, procedimentos que hoje são manuais.
5. Sistema de Automatização
A automatização de processos pode ser considerado o mais implementado dentre as tendências já citadas acima pelas imobiliárias e negócios em geral, pois em alguns casos o CRM imobiliário já possui um sistema de gestão de aluguéis, por exemplo, que apresenta em sua plataforma essas automatizações. De forma breve, utilizar essa tecnologia proporciona que a equipe de corretores tenha segurança para salvar as informações dos imóveis, organizar demandas, realizar cobranças e repasses de forma automática e assim evitando a realização de processos repetitivos dentro de uma empresa.
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