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De acordo com dados do relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, o comércio eletrônico deve crescer 55,3% nos próximos até 2025. No Brasil, a modalidade deve expandir 95% até 2025, impulsionada por empresas que, nos últimos anos, têm ampliado os investimentos no e-commerce a fim de possibilitar aos brasileiros a oportunidade de comprar on-line produtos dos mais diversos setores.
Dentre os segmentos que têm explorado a internet, ganham destaque os negócios do setor de bebidas. Exemplo disso, em uma década, a Evino vendeu para mais de 1,7 milhão de clientes. Nesse período, a empresa vendeu mais de 50 milhões de garrafas para os chamados e-consumidores – cerca de 250 milhões de taças, de acordo com dados internos.
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Ari Gorenstein, cofundador da Evino, conta que a empresa completa dez anos de atividade em 2023 como o maior e-commerce de vinhos da América Latina: “Começamos em dezembro de 2013, com 15 pessoas, entre colaboradores e fundadores. Em 2021, com a compra da Evino pela Grand Cru, o Víssimo Group foi criado e, atualmente, conta com 550 colaboradores”.
Segundo Gorenstein, a Evino surgiu como uma startup com o objetivo de democratizar o vinho e torná-lo uma bebida mais acessível ao público brasileiro. Para isso, era preciso se atentar a diversos pontos: ter uma plataforma intuitiva, entender o gosto do público, adotar um discurso descontraído – com viés educativo e de fácil compreensão -, tornar o vinho uma bebida atrativa e oferecer um bom custo-benefício.
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De acordo com o empresário, os vinhos mais vendidos nesses dez anos foram o Dom Simon Seleccion Tempranillo e o Portada, enquanto a uva preferida do público foi a Malbec.
“Os 10 rótulos que mais fizeram sucesso ilustram a campanha de aniversário são: Portada Winemakers Selection 2020, Don Simon Seleccion Tempranillo, Miliasso 8 Vites Piemonte DOC Rosso 2021, El Molino Malbec 2022, Portada Reserva 2020, Viñapeña Rosado, Domaine de La Motte Pinot Noir 2021, Aimone Vino Rosso d’Italia, Grand Chateau do Soleil Brut e o Finca Patagonia Single Vineryard Selection Sauvignon Blanc”, explica.
Gorenstein conta que, ao longo de dez anos de atividade, a Evino percebeu uma evolução na jornada do consumidor: “Acreditamos em novas descobertas e nas histórias sobre esse universo. Por isso, buscamos sempre ouvir e aprender com os nossos clientes”.
Nos primeiros anos, a Evino trabalhou 100% com o modelo flash sales, ou seja, uma quantidade limitada de rótulos era negociada diretamente com os produtores e disponibilizada para o cliente com um ótimo custo-benefício. Gorenstein explica que, nesse período, a empresa não tinha um portfólio de rótulos fixo e trabalhava a partir de oportunidades: vinhos que entravam e logo acabavam.
“Com o tempo, os clientes foram gostando muito de algumas marcas, as quais voltaram a pedir. Assim, assim vinhos como Portada, Anciano e Don Simon se tornaram fixos em catálogo”, explica. “Hoje, metade do nosso portfólio – cerca de 500 rótulos – é formado por rótulos fixos, e a outra parte continua sendo de oportunidades”, detalha.
Ainda segundo o cofundador da Evino, com o propósito de quebrar barreiras e acompanhar o crescimento da marca e do consumidor, a Evino investiu em negociações com “vinícolas ícones” e vinhos pontuados. Depois, em 2020, a empresa criou um portfólio de “Produtores Renomados”, que hoje conta com cerca de 20 nomes.
“Entendemos que fazia sentido ir além do on-line, isto é, que o nosso cliente valorizaria a presença física e as experiências nessas lojas. Por isso, de dezembro de 2022 para cá, já inauguramos três lojas físicas na cidade de São Paulo (SP), com uma flagship em Pinheiros – que se propõe a oferecer uma experiência sensorial do mundo do vinho”, pontua.
“A nossa primeira loja com restaurante integrado segue em atividade na Vilaboim, além da loja no West Plaza. Agora, a ideia é expandir esse projeto pelo Brasil”, conclui Gorenstein.
Para mais informações, basta acessar: https://www.evino.com.br/