16 de junho, 2024

Últimas:

Empresas iniciam planejamento tributário de 2024

Empresas iniciam planejamento tributário de 2024

Anúncios

No atual contexto empresarial em que a evolução é constante, a gestão tributária tornou-se um ponto importante para o sucesso financeiro das organizações de diferentes portes. Isso porque, no Brasil a carga tributária apresenta muitos desafios para os empreendedores.

Segundo dados do Tesouro Nacional Transparente, em 2022, por exemplo, a carga tributária bruta (CTB) do Governo Geral (Governo Central, Estados e Municípios) foi de 33,71% do PIB, o que representa um aumento de 0,65 pontos percentuais do PIB em relação a 2021.

Anúncios

Com isso, o planejamento tributário se apresenta como um aliado das empresas, pois  permite que as companhias sejam enquadradas em um regime tributário correto e assim consigam ter algumas vantagens financeiras, além de ficarem por dentro das conformidades fiscais. 

“O planejamento tributário garante que os empreendedores identifiquem estratégias legais para reduzir a carga tributária, que no Brasil é bastante alta. Ao iniciar o processo com antecedência, a empresa tem tempo para explorar todas as opções e implementar as mudanças necessárias”, comenta Adriana Matos, Diretora da Person Consultoria.

Anúncios

Além dos ganhos financeiros, o planejamento tributário antecipado também pode gerar outras vantagens. Empresas que implementam um planejamento eficaz podem investir os recursos economizados em inovação, expansão e desenvolvimento, criando uma vantagem competitiva no mercado.

 

Regimes tributários disponíveis

No Brasil, as empresas têm à disposição três principais regimes tributários para escolher, cada um com suas particularidades. O Simples Nacional é o regime voltado para micro e pequenas empresas, oferecendo simplicidade e alíquotas reduzidas. O Lucro Presumido, por sua vez, é uma opção para empresas de médio porte, com margens de lucro preestabelecidas para cálculo de impostos. Já o Lucro Real é obrigatório para as empresas de grande porte e indicados para quem tem margens de lucros menores, já que desta forma, os impostos serão apurados com base nos lucros efetivos. 

A escolha do regime tributário é crucial, pois impacta diretamente na carga fiscal e na burocracia enfrentada pelos negócios. Os empreendedores devem considerar fatores como faturamento, atividade da empresa e custos operacionais para tomar a decisão que melhor atenda às suas necessidades, buscando a otimização dos recursos financeiros e o cumprimento das obrigações fiscais. 

 

Por que o planejamento tributário é tão importante para as empresas?

O planejamento tributário é uma ferramenta estratégica fundamental para empresas que desejam otimizar sua carga fiscal e maximizar seus resultados financeiros. Ele reúne um conjunto de ações legais e técnicas que visam à redução dos tributos pagos, sem, no entanto, ferir a legislação fiscal do país.

Nesse processo, as organizações analisam sua estrutura operacional, faturamento, despesas e o enquadramento nos regimes tributários citados acima. Com base nessa análise, buscam estratégias para minimizar a carga tributária de forma lícita, como aproveitar incentivos fiscais, reduzir a base de cálculo e otimizar a escolha do regime mais favorável.

O planejamento tributário não apenas economiza recursos, mas também aprimora a gestão financeira, aumenta a competitividade e contribui para o crescimento sustentável das empresas.

 

Planejamento tributário 2024 em ação

Com o próximo ano batendo na porta, é crucial que as empresas comecem a se organizar pensando na construção do planejamento tributário de 2024. Para a Adriana Matos, esse processo não deve ser adiado, pois pode interferir diretamente no progresso do negócio no novo ano. 

“Para começar, uma boa dica é escolher uma empresa especializada para prestar serviços nesse sentido e internamente iniciar o trabalho de elaboração do orçamento previsto para 2024, utilizando como base os números atingidos em 2023” , explica Adriana Matos.

A Diretora ressalta, ainda, que essa ação é fundamental para prever o faturamento, despesas, custos e investimento com base nas decisões estratégicas que serão adotadas pela empresa.

Outro ponto  que os empreendedores devem ficar de olho é em relação a localização da companhia, fator que também pode implicar na redução de carga tributária. Além disso, o cumprimento dos prazos e documentações necessárias para seguir com um planejamento tributário assertivo é essencial para evitar futuros problemas fiscais. 

 

Apoio especializado garante mais tranquilidade para as empresas

A carga tributária do Brasil envolve pontos bem complexos que podem normalmente são de difícil compreensão por pessoas não especializadas e por isso contar com apoio profissional é fundamental.

“Ter a consultoria de um contador é fundamental, pois esse profissional ajuda a entender as mudanças nas leis fiscais e apoia na criação de um plano personalizado. Investir tempo e recursos no planejamento tributário trará benefícios com redução de custos e consequentemente maior vantagem competitiva”, completa a Diretora da Person Consultoria. 

 

Sobre a Person Consultoria 

Criada em 1999, a Person Consultoria é uma contabilidade digital e consultiva, que oferece soluções personalizadas aos seus clientes.

A empresa utiliza amplamente a tecnologia para automatizar e aprimorar seus processos contábeis. Além disso, possui certificações como: PQEC, PQEC Gestão Intensivo, ISO 9001 e CSI, que validam sua adesão a padrões de gestão de qualidade e segurança da informação.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.737 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15) no Espaço da Sorte, na...

Categorias