15 de novembro, 2025

Últimas:

Planejamento financeiro familiar: especialistas instruem e alertam sobre erros

Anúncios

Em entrevista ao site Terra, a educadora financeira Aline Soaper salientou que a renda dos brasileiros continua baixa em 2023. Na comparação com 2021, por exemplo, diminuiu mais de 5%. Além disso, os valores de alimentos e bebidas se mantêm bastante elevados, afetando o custo de vida da maioria das famílias brasileiras, o que evidencia ainda mais a importância do planejamento financeiro familiar.

Há uma série de iniciativas que devem constar em um planejamento financeiro familiar, além de anotar todos os rendimentos e despesas mensais da casa. É preciso fazer uma análise sincera acerca da realidade financeira da família, visando compreender as finanças atualmente e o que precisa ser feito primeiramente.

Anúncios

É necessário anotar todas as despesas e gastos da família, dos maiores às mais insignificantes. Muitos lares, no fim do mês, são surpreendidos pelos gastos. Também, recomenda-se categorizar as despesas, considerando necessidades básicas, supérfluos, dívidas em atrasos e o que mais demandar cortes no orçamento.

Quando a organização das despesas estiver bem-estabelecida, é hora de pensar em investimentos, começando pela criação de uma reserva para emergências ou problemas, destinando parte dos rendimentos a fundos de investimento que gerem renda.

Anúncios

Ter planos e metas definidas para o dinheiro que será utilizado para despesas de casa, assim como para a quitação de todas as dívidas, são alguns passos que conduzem o planejamento financeiro familiar. Ademais, antes de adquirir qualquer bem ou serviço, é dever da família conversar acerca das prioridades ou da real necessidade de se endividar. Reconhecer falhas e fazer um planejamento de curto, médio e longo prazos é a melhor forma de ter saúde financeira no Brasil.

É preciso mitigar erros e envolver a família no planejamento

O ato de mitigar erros com gastos desnecessários é um dos pilares da economia familiar, segundo planejadores financeiros ouvidos pelo Jornal Valor Investe. Um dos primeiros passos é rever hábitos de consumo e evitar comprar por impulso. Não envolver todo o núcleo familiar é um dos grandes erros apontados, sendo fundamental combinar novos comportamentos com os familiares e desenvolver uma rotina financeira que envolva toda a família.

É importante conversar com o cônjuge e/ou filhos sobre as metas financeiras do ano, como elaborar um fundo de emergência, ou optar por produtos de proteção financeira. Com isso, o núcleo familiar terá mais tranquilidade financeira.

Talvez te interesse

Últimas

Em 15 de novembro no icônico circuito Yas Marina de Abu Dhabi, diante de uma plateia lotada Onze equipes internacionais competem...

Categorias