26 abril, 2024

Últimas:

25 de outubro é Dia do Macarrão

Anúncios

Viva o macarrão! Esse prato italiano é tão saboroso e prático de preparar, que se tornou um verdadeiro sucesso em todo o mundo — replicado com as mais diversas receitas e ingredientes.

Para celebrar esse saboroso e nutritivo prato, que tal preparar uma dessas receitas clássicas que separamos abaixo?

Anúncios

Comemore o dia do macarrão

Presente na mesa da grande maioria dos brasileiros, o macarrão é um alimento extremamente popular. Muito versátil, podendo ser combinado com diversos tipos de molhos e acompanhamentos — além de ser rápido e fácil de fazer, é um dos pratos preferidos de quem mora sozinho. Aproveite as sugestões que selecionamos, e teste a sua receita preferida hoje mesmo!

1. Talharim a bolonhesa

receitas de macarrão - bolonhesa

Ingredientes

Modo de preparo

Higienize bem todos os vegetais e, em seguida, inicie o processo para descascar e picar tudo em cubos. Separe uma panela e adicione as duas colheres de sopa de azeite, colocando em seguida a cebola para refogar. Quando ela estiver bem transparente, coloque a cenoura e o salsão, deixando refogar mais um pouco e, ao final, adicione o alho para que ele não queime. Mexa bem.

Anúncios

Adicione em seguida a carne moída e continue misturando. Tempere com sal e pimenta-do-reino, deixando tudo para refogar e secar bem o líquido que sai da carne. Coloque, em seguida, o vinho e deixe cozinhar mais um pouco até secar, sempre mexendo bem o conteúdo.

Na hora de colocar os tomates, deixe o fogo um pouco mais baixo e a tampa entreaberta para cozinhar por pelo menos uma hora, sempre voltando para a panela para cozinhar e conferir se o fundo não está queimando. Tenha sempre em mãos uma chaleira com água quente para adicionar na receita, caso o molho seque demais. Lembre-se de ajustar o tempero antes de desligar o fogo.

Vá preparando o talharim, com a ajuda de uma panela preenchida com água e uma colher de chá de sal. Quando ferver adicione a massa e deixe cozinhar até ficar al dente. Quando estiver pronto é só servir com o molho.

2. Spaguetti a carbonara

receitas de macarrão - carbonara

Ingredientes

Modo de preparo

Prepare todos os ingredientes antes de iniciar a receita, cortando o bacon em pedaços pequenos, amassando o alho e ralando os queijos, caso não tenha comprado eles prontos. Separe uma frigideira e aqueça a colher de sopa de azeite, adicionando em seguida o alho e o bacon.

Deixe que ele doure bem, soltando a gordura e ficando mais saboroso. Nesse ponto você pode retirar o alho, que é adicionado apenas para dar mais sabor para a carne.

Em outro recipiente adicione os ovos, os queijos e um pouco de pimenta do reino. Misture tudo muito bem até que fique bem homogêneo. Enquanto isso prepare a massa, colocando uma panela com água e sal para ferver, adicionando o spaguetti em seguida. Deixe cozinhar até ficar al dente.

Adicione o spaguetti à frigideira onde está o bacon e ligue o fogo baixo, adicionando os ovos batidos por cima, com cuidado para que eles não fiquem cozidos. Sirva logo em seguida com um pouco mais de queijo.

3. Fettucine ao pesto

receitas de macarrão - pesto

Ingredientes

  • 500g de fettucine;
  • 1 xícara de chá de manjericão fresco;
  • ¼ de xícara de chá de azeite;
  • nozes;
  • 1 dente de alho;
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Com a ajuda de um mixer, adicione todos os ingredientes (menos o macarrão) e bata, bem delicadamente, tudo até conseguir uma pasta esverdeada. Se julgar necessário, pode adicionar um pouco mais de azeite para não deixar o molho tão seco. Tempere com sal e pimenta.

Cozinhe o macarrão em uma panela com água fervente e sal, deixando bem al dente. Sirva em um prato finalizando com o pesto por cima. Coloque um pouco mais de queijo se desejar.

4. Spaguetti ao alho, óleo e pimenta

receitas de macarrão - alho e óleo

Ingredientes

  • 500g de spaguetti;
  • 3 dentes de alho;
  • ½ colher de café de pimenta calabresa seca;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Em uma frigideira, aqueça o azeite adicionando dois dentes de alho inteiros. Quando estiverem dourados, adicione o alho moído e a pimenta calabresa ao conteúdo. Deixe refogar um pouco e coloque meia concha de água fervente na frigideira, adicionando um pouco de sal para temperar. Reserve.

Cozinhe a massa em uma panela com água e sal e deixe bem al dente. Escorra bem o spaguetti e leve para a frigideira, aquecendo tudo em fogo alto, mexendo sem parar.

Aqueça o azeite em fogo baixo. Junte os dois dentes de alho inteiros levemente amassados, mas sem quebrar muito. Quando dourarem, junte o alho moído e a pimenta.

Assim que o alho começar a esbranquiçar (mas sem dourar), junte meia concha de água fervente, adicione o sal desejado e reserve este refogado.  Quando for servir, remova os dentes de alho inteiros e coloque em um prato com o queijo ralado de sua preferência.

5. Fettucine Alfredo

dia de macarrão - alfred

Ingredientes

  • 500g de fettuccine;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de chá de creme de leite;
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela adicione a manteiga, o creme de leite e leve tudo ao fogo alto para ferver bem, mexendo sempre. Permaneça assim por três minutos. Desligue o fogo em seguida e reserve.

Separe uma outra panela com água e sal para cozinhar o macarrão. Adicione a massa quando a água estiver fervendo e observe para retirá-la quando estiver al dente.

Sirva o fettuccine com o molho ainda quente, finalizando com um pouco de parmesão ralado.

Fonte: Blog do Pão

Últimas

A Deriv promove Rakshit Choudhary de COO para co-CEO

26/04/2024

Anúncios Rakshit Choudhary foi promovido a co-CEO, juntando-se ao fundador e CEO Jean-Yves Sireau A Deriv...

Categorias