30 de outubro, 2024

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Botucatu: Bióloga que transforma sobras de tecidos da indústria em peças sustentáveis para organizar e decorar o lar é destaque no Programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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Uma bióloga do interior de São Paulo montou um ateliê sustentável. Ela transforma as sobras de tecidos da indústria em peças para organizar e decorar o lar.

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“Olá, meu nome é Fabíola Rosa, eu sou de Botucatu, interior de São Paulo, e agora eu vou contar pra vocês a história do meu ateliê, que confecciona peças sustentáveis a partir de resíduo têxtil”, diz a bióloga no vídeo que enviou para o VC no PEGN.

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“A ideia surgiu há três anos, quando eu me deparei com a quantidade de resíduo têxtil que eu tinha juntado da minha primeira marca, principalmente de peças infantis, sem saber ao certo o que é que eu iria fazer com esse material”, contou.

Fabíola investiu R$ 6 mil para montar o ateliê, onde são produzidos cestos, bandejas, sacolas de vinho e necessaires. Tudo é feito com sobras de produção resgatadas de indústrias parceiras.

“Na nossa linha infantil, nós também usamos retalhos nas alças dos cestos, na lembrança infantil, ou até na peça toda: brinquedo educativo feito 100% com retalhos”, destacou.

“Um dos desafios de se trabalhar com resíduo têxtil é esclarecer ao cliente que ele não é uma material sujo ou com defeito, muito pelo contrário. É um material novo, simplesmente ele não foi mais utilizado por outros fornecedores”, ressaltou

A empresária conta com o apoio de cinco artesãs para selecionar os tecidos. A confecção é terceirizada e os produtos são vendidos na loja virtual do ateliê e, também, pelas redes sociais.

“A gente sempre mostra a versatilidade do uso dessas peças. Então, por exemplo, um cesto que em um momento pode estar na sala com mantas ou revistas, em outro ele pode estar na lavanderia com prendedores, ou mesmo para separação de um determinado tipo de roupa”, apontou Fabíola.

Hoje, a marca fatura R$ 20 mil por mês. Para aumentar os resultados, a empresária planeja novos investimentos em marketing digital, além de organizar a produção para vender no atacado.

“E quem sabe, exportar nossas peças para alguns países que a gente sabe que valoriza bastante o trabalho artesanal e, também, sustentável”, reforçou.

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Fonte: GShow

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