24 de novembro, 2024

Últimas:

13 pessoas morrem em ataque de atirador a casa noturna nos EUA

Anúncios

Um atirador invadiu uma casa noturna na cidade de Thousand Oaks, no sul da Califórnia (EUA), na noite desta quarta-feira (7), deixando mortos e feridos. De acordo com a polícia, 13 pessoas morreram no incidente, entre elas o suspeito e um policial acionado para atender a ocorrência.

A polícia estima que entre 10 e 15 pessoas ficaram feridas e busca determinar a motivação do crime, que não está clara.

Anúncios

Cenas de pânico foram relatadas por quem estava no Borderline Bar & Grill, durante a festa de música country “College Country Night”. Cerca de 100 pessoas, entre elas vários alunos da Pepperdine University, estavam no local.

O homem chegou atirando por volta das 23h30 (5h30 desta quinta-feira, no horário de Brasília). De acordo com a polícia, ele atirou nos seguranças do bar, entrou na casa e continuou disparando.

Anúncios

Testemunhas relataram à polícia que o atirador, que usava barba e uma pistola de grosso calibre, utilizou uma bomba de fumaça na ação, mas a informação ainda não foi confirmada. Também há relatos de que foram ouvidos pelo menos 30 disparados.

Jovem ferido em tiroteio em casa noturna de Thousand Oaks, nos EUA, recebe atendimento de equipe de emergência (Fotos: RMG News)

Muitas pessoas quebraram as janelas para tentar fugir. Outras tentaram se esconder no sótão e nos banheiros.

“Todo o mundo se jogou no chão rapidamente. Todo o mundo queria sair o mais rápido possível”, disse à AFP uma jovem que escapou junto com uma amiga por uma janela da cozinha.

Alguns feridos conseguiram deixar o estabelecimento e procuraram atendimento médico. A polícia e várias ambulâncias foram mobilizadas rapidamente após o incidente, de acordo com o prefeito da cidade Andy Fox.

O atirador

O atirador foi identificado pela polícia como Ian David Long, de 28 anos. Seu corpo foi encontrado no local com ferimento provocado por arma de fogo. A polícia acredita que ele tenha se suicidado.

No passado, Long fez parte do corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

Ian David Long em foto de 2010 reproduzida pela imprensa americana )Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com o xerife do Condado de Ventura, Geoff Dean, ele tinha questões com saúde mental. Em abril, autoridades de saúde mental foram enviadas à casa dele por um caso de perturbação à vizinhança.

A arma usada por ele era uma pistola calibre 45, comprada legalmente, com um mecanismo adaptado a ela para aumentar a capacidade de tiros.

‘Sangue por toda parte’

Dean descreveu a cena dentro do bar como “horrível”. “Há sangue por toda parte”, afirmou, mas disse que evitou se aproximar para não prejudicar o trabalho dos investigadores.

O xerife afirmou que acredita que o atirador agiu sozinho e disse que há indicações de que ele não tinha alvos específicos.

Dean também disse que seis policiais fora de serviço estavam no local no momento do ataque e que, segundo o relatos de pais, um deles ficou em frente a uma menina para protegê-la.

Jovens sentam em rua próxima ao bar em que tiroteio deixou mortos na noite desta quarta-feira (7) na Califórnia (Foto: Reprodução)

‘Herói’

Ron Helus, que prestou serviço por 29 anos para a polícia, foi um dos primeiros a chegar ao local do crime e foi baleado. O agente do condado de Ventura foi levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

“Ron era trabalhador dedicado. Ele era totalmente comprometido, deu tudo de si e hoje à noite, como eu disse a sua esposa, ele morreu como um herói”, afirmou o xerife Geoff Dean, com a voz embargada.

Uma foto de Ron Helus está sendo divulgada nas redes sociais:

Ron Helus (Foto: Reprodução)

A Universidade de Pepperdine informou que vários de seus estudantes estavam no Borderline Bar & Grill no momento do crime e que fornece informações para as autoridades policiais.

“A Universidade oferece suas mais profundas condolências e está rezando por todos os envolvidos nos trágicos eventos desta noite”, informou no Twitter.

O presidente Donald Trump afirmou pelo Twitter que foi informado do caso, que classificou como “terrível”, e elogiou a “grande bravura demonstrada pela polícia”.

“Grande bravura demonstrada pela polícia. A patrulha rodoviária da Califórnia estava na cena do crime em 3 minutos, com o primeiro policial a entrar atingido inúmeras vezes. Ele morreu no hospital. Deus abençoe todas as vítimas e as suas famílias. Obrigado pelo cumprimento da lei”, afirmou.

Esse foi o segundo caso envolvendo um atirador registrado nos Estados Unidos em menos de duas semanas. Há dez dias, 11 pessoas morreram em uma sinagoga na cidade de Pittsburgh.

Cidade tranquila

A festa “College Country Night” acontece no Borderline Bar & Grill às quartas-feiras e reúne universitários.

Thousand Oaks é um subúrbio nobre e tranquilo, que fica a cerca de 40 km a oeste de Los Angeles. O prefeito da cidade afirmou à CNN que a cidade é considerada “uma das mais seguras do país”.

“A realidade é que esses tipos de incidentes podem acontecer em qualquer lugar, a qualquer momento, mesmo em comunidades consideradas extremamente seguras”, observou.

Jovens se abraçam perto de bar da Califórnia em que atirador abriu fogo (Foto: Reprodução)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios VICTORIA, Seychelles, Nov. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3 anunciou uma...

Categorias