19 abril, 2024

Últimas:

10 teorias da conspiração baseadas em mitos e lendas

Anúncios

Há inúmeras teorias da conspiração fascinantes e bizarras de cunho histórico. Aqui estão alguns dos exemplos mais famosos baseados em mitos e lendas.

1. Adão e Eva

Anúncios

A teoria da conspiração: Adão e Eva, os primeiros seres humanos, de acordo com o Velho Testamento, eram na verdade alienígenas mandados para a Terra para procriar uma raça de escravos. Isso é baseado em leituras bastante seletivas de vários mitos de criação que sugerem que “seres superiores”, ou seja, alienígenas, criaram a raça humana por engenharia genética. Como toda boa teoria da conspiração, há um pingo de verdade em tudo isso, com uma teoria científica genuína chamada panspermia, que sugere que micro-organismos extraterrestres podem ter sido distribuídos pelo universo por meio de asteroides e cometas.

2. Atlântida

Anúncios

image

A teoria da conspiração: Havia civilizações pré-históricas com tecnologia avançada, inclusive a famosa cidade perdida mística mencionada (e provavelmente inventada) por Platão. A teoria diz que as conquistas tecnológicas do mundo antigo seriam impossíveis sem a ajuda de raças mais antigas e sofisticadas, e essas evidências foram abafadas pelos arqueólogos. Atlântida era uma civilização dessas.

3. Os deuses gregos antigos

image

A teoria da conspiração: Voltamos a falar de alienígenas com a tão conhecida “teoria do astronauta antigo”. Ela sugere que nossos ancestrais encontraram alienígenas, mas os consideravam deuses, de acordo com as evidências que nos sobraram. Por isso divindades gregas como Zeus e Apolo (que podiam voar e disparar raios) e divindades e avatares hindus (que viajavam em veículos voadores) tinham poderes mágicos. Ela é baseada, novamente, em leituras bem específicas dos textos antigos, pinturas nas cavernas e tudo mais, mas esta teoria ficou tão popular que até inspirou o filme “Prometheus”.

4. O Santo Graal

image

A teoria da conspiração: Graças a “O Código Da Vinci” de Dan Brown, o mito do Graal, possivelmente originado por um poema francês do século 12, está relacionado a todo tipo de teoria da conspiração bizarra. As mais populares vêm do livro pseudo-histórico chamado “O Santo Graal e a Linhagem Sagrada”, que apresenta a teoria de que Jesus se casou com Maria Madalena, os dois tiveram filhos e se mudaram para a França e seus ancestrais criaram a dinastia merovíngia. O “Santo Graal” seria, na verdade, uma metáfora ao útero de Maria Madalena e à linhagem sanguínea de Cristo, que a igreja tentou destruir. Parece que daria um ótimo livro.

5. A Arca da Aliança

image

A teoria da conspiração: Uma teoria bem maluca apresentada por Graham Hancock no livro “The Sign and the Seal: The Quest for the Lost Ark of the Covenant” (“O Sinal e o Selo: A Jornada em Busca da Arca da Aliança Perdida”, em tradução livre) é que a Arca da Aliança é uma arma superpoderosa que Moisés fez com fragmentos de uma rocha radioativa, possivelmente um meteorito, e usou contra inimigos de Israel. Algumas pessoas até pensam que a recente invasão no Iraque foi só um pretexto do governo dos Estados Unidos para conseguir a Arca.

6. O mito da raça ariana

image

A teoria da conspiração: Essa é sinistra. “Hitleristas esotéricos” consideram a “raça ariana” o fruto da reprodução de alienígenas com um homem ancestral e que arianos (embora o termo tenha constantemente mudado de significado ao longo dos anos) são a única raça com esse sangue alienígena. A teoria é criação de um maluco de pedra e ex-diplomata chileno, Miguel Serrano, que sugere que os anjos caídos citados no Livro do Gênese são, na verdade, os visitantes extraterrestres. Naturalmente, a teoria dele vem acompanhada de uma porção de antissemitismo.

7. O mito do Dilúvio

image

A teoria da conspiração: O mito do Dilúvio ocorre em várias culturas, mas é mais conhecido por meio do Velho Testamento por conta da Arca de Noé. As pessoas procuram a Arca há, literalmente, milhares de anos, mas uma expedição fez surgir uma grande teoria da conspiração. Dizem que a Arca foi descoberta por arqueólogos patrocinados pelo czar Nicolau II da Rússia, em 1916. Fotos foram tiradas e fragmentos da madeira foram levados de volta à Rússia. Mas quando a revolução aconteceu, os bolcheviques destruíram todas as evidências.

8. Rei Artur

image

A teoria da conspiração: Os historiadores mais conceituados sugerem que há praticamente nenhuma evidência da existência do Rei Artur e que a maioria dos detalhes sobre ele foi inventada na Idade Média… mas será mesmo? O escritor Simon Stirling acha que Artur era um chefe de guerra escocês do século 6° e que seus feitos foram apagados da história pela igreja, por conta de seu paganismo. Foi só mais tarde na Idade Média, quando Godofredo de Monmouth escreveu sua tão influente pseudo-história da Inglaterra, “Historia Regum Britanniae”, que a história de Artur passou para o lado sul de Cornualha.

9. Robin Hood

image

A teoria da conspiração: Outra figura histórica britânica que pode ou não ter sido inventada. O autor John Paul Davis sugere que Robin Hood era, na verdade, da Ordem dos Templários, a mesma organização religiosa misteriosa do personagem de Fassbender em “Assassin’s Creed”. Ele diz que Robin era um templário poderoso que foi forçado a se tornar fora da lei quando a Ordem foi proibida pelo Papa no século 14. Além disso, ele sugere que seus seguidores também seriam templários fugitivos, o que explica a habilidade em artes marciais deles nos contos.

10. O fenômeno de 2012

image

A teoria da conspiração: A profecia apocalíptica que o mundo acabaria no dia 21 de dezembro de 2012 foi baseada na conclusão do ciclo de 5126 anos do calendário maia e se tornou tema de um sucesso de bilheterias de Hollywood. Uma teoria da conspiração incrível que pôs lenha na fogueira em torno de dezembro de 2012 era que a nova ordem mundial iria encenar uma invasão alienígena falsa no mesmo momento do apocalipse para que pudessem declarar lei marcial mundial. De acordo com os relatos, tinha tanta gente preocupada com o fenômeno de 2012 que a NASA recebeu milhares de cartas com tais receios.

Fonte: Yahoo!

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias