26 abril, 2024

Últimas:

10 maneiras de deixar a casa mais fresca nos dias de calor

Anúncios

O tempo quente acaba com a nossa disposição e energia. Se durante o dia fica mais difícil realizar tarefas simples, à noite, o sono é o principal prejudicado. Quem não tem ar-condicionado em casa ou não quer extrapolar a conta de energia, existem alternativas mais naturais e baratas para manter a casa refrescada mesmo durante temperaturas altas. Confira as dicas selecionadas pelo portal Huffington Post:

aliviar calor casa 1
THINKSTOCK

Mantenha as cortinas fechadas. Apesar de ser óbvia, essa solução é muitas vezes ignoradas. Evitar a incidência direta de raios solares faz uma diferença grande na temperatura interna da casa (de até 6º C). Quanto mais sombra, melhor.

Anúncios

aliviar calor casa 2
THINKSTOCK

Use as portas a seu favor. Feche as portas dos cômodos que não serão utilizados durante o dia para evitar que o ar fresco escape para esses locais. Por outro lado, nas horas de temperatura mais amena (à noite), deixe todas as portas abertas, permitindo que o ar circule por todo o ambiente.

aliviar calor casa 3
THINKSTOCK

Troque os lençóis. A própria troca já garante um frescor maior. Porém, você irá se beneficiar ainda mais se usar somente roupa de cama 100% algodão, um tecido que respira melhor e permanece fresco.

Anúncios

aliviar calor casa 4
THINKSTOCK

Programe seu ventilador para girar no sentido anti-horário. Isso irá produzir um fluxo de ar com efeito de brisa.

aliviar calor casa 5
THINKSTOCK

Refresque-se de dentro para fora. Além de ajustar o ambiente, refresque seu corpo ingerindo bebidas de verão, como chá gelado e água, e coloque um pano úmido no pescoço e punhos. Vista-se de maneira confortável e arejada.

aliviar calor casa 6
THINKSTOCK

Ligue o exaustor. Caso você tenha exaustor no banheiro e/ou na cozinha, faça uso deles. Eles sugam o ar quente produzido pelo chuveiro e fogão e expulsam da casa.

aliviar calor casa 7
THINKSTOCK

Deixe a brisa noturna entrar. Nos meses de verão, a temperatura tende a cair durante a noite. Aproveite este momento para refrescar a casa e deixe as janelas abertas. Vale a pena investir em uma tela para evitar a entrada de insetos.

aliviar calor casa 8
THINKSTOCK

Livre-se das luzes incandescentes. Se você precisava de mais um motivo para instalar lâmpadas fluorescentes em casa, aqui está ele: as luzes incandescentes gastam cerca de 90% de sua energia com o calor que emitem, por isso, tornam o ambiente um pouco mais aquecido. Além disso, elas consomem mais energia elétrica.

aliviar calor casa 9
THINKSTOCK

Use a grelha. Ligar o forno e mesmo o fogão irá deixar sua casa muito mais abafada. Sempre que possível, opte pelo grill, que, além de deixar a comida mais saudável, não produz tanto calor.

aliviar calor casa 10
THINKSTOCK

Faça alguns ajustes a longo prazo. Se você está mesmo comprometida a não usar o ar-condicionado, invista em algumas reformas que deixarão sua casa mais fresca. Janelas com isolamento térmico funcionam de modo similar às cortinas. Plantar árvores em frente a janelas que recebem luz direta do sol cria sombras e também ajuda a refrescar o ambiente, já que reduz o calor absorvido pelo ambiente.

Fonte: Vix

Últimas

Ipanema anuncia 14ª edição da festa do maior queijo do mundo

Ipanema anuncia 14ª edição da festa do maior queijo do mundo

26/04/2024

Ipanema, MG, anuncia a 14ª edição da festa do maior queijo, doce de leite e queimadinha...

Categorias