Anúncios
Há mais 50 mil pizzarias no Brasil, entre estabelecimentos formais e informais. Metade delas fica em São Paulo, seguida por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. Cada cidade tem suas preferências, mas aqui a SUPER montou a redonda ideal, definida a partir dos sabores mais pedidos nos restaurantes de todo o Brasil, neste gráfico de pizza de pizzas.
Dicas para abrir a sua pizzaria
* Massa fina é a preferência nacional.
* 2,6 centímetros é a média da borda.
* 5% das pizzas pedidas são doces.
Anúncios
As manias e preferências de cada cidade
SÃO PAULO
1. Mussarela
2. Calabresa
3. Portuguesa e frango com catupiry
A pizza paulistana: São Paulo é a única onde a boa mussarela domina os paladares — apesar de ser a única também onde pizza de calabresa não leva queijo. E apenas em São Paulo se prefere massa média.
Exotismos: Pizza de sushi, couve-manteiga.
PORTO ALEGRE
1. Calabresa
2. Portuguesa
3. Coração de galinha, napolitana e marguerita
A pizza porto-alegrense: Até mesmo na pizza, gaúcho gosta de churrasco. Entre os pedidos tradicionais por lá estão sabores como coração de galinha e estrogonofe.
Exotismos: Pizza de costela bovina, de iscas de vazio (fraldinha) e de carpaccio.
Anúncios
RIO DE JANEIRO
1. Calabresa
2. Marguerita
3. Portuguesa
A pizza carioca: Cariocas querem doçura. Enquanto a média nacional de pizza doce é de 5%, no Rio de Janeiro chega a 15%. Em algumas pizzarias, o número vai a 30%.
Exotismos: Pizza de linguiça de avestruz defumada e a inacreditável pizza de petisco para comer à beira da praia (mussarela, calabresa, presunto, lombinho, salame).
BELO HORIZONTE
1. Marguerita
2. Frango com catupiry
3. Calabresa
A pizza belo-horizontina: Queijo e mineiro estão intimamente ligados. As preferências em Belo Horizonte são diversificadas, mas quase sempre incluem o laticínio.
Exotismos: Pizza de fondue de queijo (mussarela, fondue, presunto de Parma).
SALVADOR
1. Portuguesa
2. Frango com catupiry
3. Marguerita ou calabresa
A pizza soteropolitana: Não dá para ver pelo top 3, mas logo atrás das tradicionais vêm sabores mais litorâneos, como pizzas de camarão, peixe ou frutos do mar.
Exotismos: Pizza de acarajé (mussarela, vatapá e camarão) e de bacalhau desfiado com coentro e ovos.
FONTES Associação Nacional de Restaurantes; Associação Pizzarias Unidas — para São Paulo; e 28 principais restaurantes de Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.