WhatsApp falso foi baixado mais de 1 milhão de vezes: como diferenciar do oficial?

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Um aplicativo extremamente parecido como WhatsApp conseguiu driblar os sistemas de segurança e permaneceu por algum tempo disponível na Play Store para download. O chamado “Update Whatsapp& #8221; já foi retirado do ar, mas antes fez mais de um milhão de vítimas entre pessoas que foram confundidas na hora de baixar o mensageiro. Apenas celulares com o sistema Android foram atingidos.

A ideia dos autores do golpe era passar despercebido para as pessoas. Dessa forma, além do nome eles conseguiram usar até o logo do aplicativo original. Na verdade eles foram além: ao modificar uma codificação específica (o chamado Unicode), o app falso conseguiu informar erroneamente a Play Store que era produzido pela “WhatsApp Inc.”, a empresa oficial do popular mensageiro.

Risco do falso WhatsApp nos celulares

Segundo a imprensa internacional especializada, um especialista de segurança do anti-vírus Avast foi o grande responsável por analisar e denunciar o golpe. Nikolaos Chrysaidos‏ informou em seu Twitter que o software não chegou a instalar qualquer tipo de tentativa de roubar dados dos celulares.

O app focou em mostrar propagandas de outros programas e também tentava vender serviços para angariar dinheiro. Mas instalação de malware ou outros tipos de vírus não foram registrados, felizmente.

Após denúncias de outras pessoas, a Play Store retirou o WhatsApp falso do ar.

Como diferenciar o WhatsApp falso do oficial?

Na Play Store – aplicativo para baixar outros aplicativos no Android – o WhatsApp oficial é nomeado como “Whatsapp Messenger”. A versão falsa, por sua vez, era chamada de Update Whatsapp.

Quem já baixou a versão falsa poderá perceber pela quantidade de propagandas e tentativas de arrecadar dinheiro. Se for seu caso, delete-a o quanto antes e reinstale a oficial.

Fonte: Vix

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes