Se incomodar com erros de português dos outros pode revelar sua personalidade

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

e você não consegue deixar passar erros de português cometidos na fala ou na escrita de pessoas próximas e insiste em fazer correções, saiba que, além de possivelmente ser encarado como inconveniente e chato, o hábito pode revelar detalhes sobre sua personalidade.

Quem se incomoda com erros gramaticais é menos sociável

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Michigan, EUA, pessoas que se incomodam com falhas alheias e corrigem a gramática de amigos, parentes ou mesmo desconhecidos são menos amigáveis e menos sociáveis. Os dados foram apresentados pela publicação PLoS ONE.

A pesquisa, que contou com 83 voluntários, tinha o objetivo de avaliar o comportamento social e traços de personalidade e foi realizada em duas fases. Na primeira parte, os participantes foram orientados a ler e-mails de pessoas interessadas em dividir um apartamento. Algumas das mensagens (todas fictícias) continham erros propositais e outras eram escritas corretamente.

Após a análise dos e-mails os leitores deveriam julgar os remetentes baseados em sua inteligência, amabilidade, entre outros atributos, e dizerem se os erros gramaticais incomodavam ou influenciavam na avaliação dos supostos candidatos.

Na segunda fase do estudo os mesmos participantes respondiam a testes de personalidade e davam notas a si mesmos sobre níveis de sociabilidade, confiabilidade e extroversão.

O levantamento mostrou que todos os voluntários afirmaram que pessoas que cometeram erros gramaticais poderiam ser consideradas piores companheiras de quarto, mas alguns entrevistados se mostraram mais radicais e rígidos em suas avaliações.

Segundo o estudo, os participantes introvertidos se diziam mais incomodados com os erros nos e-mails e menos propensos a ignorar as falhas do que os extrovertidos. Os pesquisadores afirmam que o fato ocorre porque pessoas menos sociáveis são também menos tolerantes a quem foge das convenções e mais propensas a julgar os outros por seus erros.

Fonte: Vix

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes