Não é maluquice: falar sozinho faz com que as pessoas resolvam as coisas mais rápido

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Se você costuma olhar torto ou julgar de longe pessoas que têm o hábito de falar sozinha, talvez comece a rever seus conceitos ao descobrir que quem se empenha em monólogos internos tem maior facilidade em resolver problemas e manter o foco em tarefas do dia a dia – e quem diz isso é a ciência.

De acordo com um experimento publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology, criar pistas verbais que desencadeiam imagens mentais ajuda a mente a funcionar de forma mais rápida e aumenta a capacidade de percepção.

O teste foi realizado da seguinte forma: os pesquisadores apresentaram a 20 voluntários uma série de imagens, com um objeto em cada, e pediram para os participantes acharem qual delas era a da banana.

Metade das pessoas foi orientada a repetir em voz alta a palavra “banana”, enquanto a outra metade foi orientada a ficar em silêncio. Quem citou para si mesmo a palavra foi mais rápido em resolver o teste do que quem permaneceu sem falar nada.

Os condutores do trabalho científico ressaltam, no entanto, que a atitude só funciona quando a palavra mencionada em voz alta está relacionada diretamente com o problema que deve ser resolvido. Caso contrário, o “truque” pode atrapalhar o raciocínio e dificultar a solução da tarefa.

Fonte: Vix

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes