Homeopatia para emagrecer: entenda como age e efeito contra compulsão alimentar

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

homeopatia é uma vertente da medicina que foi criada por volta de 1700 e passou a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil em 1980.

A terapia é conhecida por ser uma medicina alternativa, usada frequentemente no combate a doenças respiratórias, gastrointestinais, insônias, entre outros problemas. Mas será que ela funciona para a redução de peso?

O que é a homeopatia

O princípio da homeopatia, de acordo do Laura Cudizio, médica endocrinologista homeopata, é encontrar a cura para doenças que prejudicam o paciente a partir do entendimento de seu corpo como um organismo só.

“Muitas vezes um tratamento torna-se vários [na medicina tradicional] e a pessoa consulta-se com vários especialistas que não veem as doenças como um todo. Na homeopatia, a pessoa é vista por completo.”

Para curar doenças que desequilibram o organismo, a homeopatia usa medicamentos que agem segundo a chamada “lei do semelhante”: uma substância que provoque sintomas semelhantes à doença do paciente é administrada em seu corpo. Diferente, por exemplo, da alopatia, que atua pela “lei do contrário”; ou seja, para acidez no estômago, receita-se antiácido.

Além disso, os medicamentos usados na homeopatia são compostos por substâncias extremamente diluídas. Dessa forma, as propriedades nocivas são neutralizadas e seu poder curativo é fortificado. É neste momentos que ela passa a ser uma alternativa para combater o sintoma e reequilibrar a saúde do doente.

“Em altas doses, o café aumenta a excitação e causa insônia. Entretanto, se diluído conforme a técnica homeopática, a substância pode tratar o paciente e ajudá-lo a relaxar e dormir”, explicou Francisco de Freitas, chefe de serviço de homeopatia no Hospital Gaffrée Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em entrevista ao VIX.

Homeopatia para emagrecer: é eficaz?

Segundo Laura, a homeopatia em si não faz perder peso ou queimar gordura. Entretanto, os compostos homeopáticos podem ajudar em fatores que dificultam no emagrecimento, como insônia, problemas gastrointestinais.

“Ela faz com que o indivíduo durma melhor, melhora sua digestão. Ela prepara o terreno para que o emagrecimento venha de forma saudável.”

Nos casos de pessoas com predisposição para o ganho de peso, o trabalho é similar. “O pulo do gato atual é entender o que faz pessoas engordarem sendo que elas não têm comportamento que justifica isso. Quando a pessoa é vista como um todo, como acontece na homeopatia, há mais recursos para se trabalhar.”

A especialista ainda lembra que o segredo para emagrecer de modo satisfatório é reduzir o consumo de calorias e praticar exercícios físicos. “Todos os tratamentos de perda de peso, a [dieta] cetogênica, a da sopa, a da lua passam pelo diminuição de calorias e aumento de atividade de física. O que cada uma dela faz é colocar uma coisa, uma característica diferente a mais para si.”

Homeopatia para ansiedade e compulsão alimentar

Como dito por Laura, a homeopatia não traz a queima de gorduras. Entretanto, ela auxilia o organismo para que o emagrecimento aconteça. Uma dessas ajudas acontece por meio de quadros de saúde ligados à ansiedade e compulsão alimentar.

A ansiedade, bem como a compulsão alimentar, podem estar relacionadas à depressão, síndrome do pânico, entre outros problemas. Assim, a homeopatia ajuda, junto com a psicologia e a psiquiatria, a tratar quem possui o transtorno.

“Os antidepressivos homeopáticos tratam a causa da depressão, não os sintomas, e é por isso que são eficazes. Eles agem bem em casos leves e moderados, mas não nos profundos”, explica a homeopata e pediatra Ligia Maria Comerlatti em entrevista ao VIX. Cabe ao médico investigar os sintomas e indicar o composto ideal para cada situação.

Efeitos colaterais da homeopatia

A homeopatia não causa efeitos colaterais no organismo ou mesmo dependência química – diferente dos remédios alopáticos. Entretanto, isso não descarta o uso consciente dos compostos homeopáticos e acompanhamento médico quando necessário.

“Tem gente que vende a homeopatia como um remédio natural e que com ela você consegue resultados maravilhoso. Não é. Homeopatia é uma medicina. Não existe milagres. Se for acompanhados com bom profissional, a homeopatia ajuda a alcançar objetivos, mas não é milagroso. Todos precisam de equipe multidisciplinar”, lembra Laura.

Fonte: Vix

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes