Hipoglicemia ou crise de pânico? É estranho, mas 7 sintomas são idênticos nos dois casos

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Reconhecer as diferenças entre crise de pânico e hipoglicemia é importante para buscar ajuda e tratamento corretos. No entanto, alguns sintomas ocorrem em ambas as condições, o que dificulta o diagnóstico. Entenda:

O que é hipoglicemia

O fenômeno é marcado pela diminuição da quantidade normal de glicose, que é o açúcar do sangue. A condição pode ser causada por um transtorno metabólico que aumenta a quantidade de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células do corpo.

Ainda pode haver a hipoglicemia transitória, que ocorre com qualquer pessoa e é gerada por jejum prolongado, falta de carboidrato, ingestão de álcool ou excesso de insulina em diabéticos.

O que é síndrome do pânico

A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade que estimula o organismo a entrar em estado de alerta extremo, hiperativando o sistema nervoso e provocando um medo intenso e sinais físicos.

Hipoglicemia ou síndrome do pânico: por que são confundidas?WAVEBREAKMEDIA/ISTOCKPUBLICIDADE

As duas condições têm sintomas em comum, o que pode confundir uma pessoa leiga e fazê-la acreditar que está com o acometimento errado.

Entre os sintomas partilhados estão:

  • Sudorese
  • Falta de ar
  • Tremor
  • Palidez
  • Náuseas
  • Alteração do ritmo cardíaco
  • Sensação de desmaio

Como diferenciar?

Um exame de glicose, realizado em hospitais, rapidamente determina a se a crise é fruto dos níveis de glicose baixos ou não. Contudo, a hipoglicemia e a síndrome do pânico também se diferenciam por quatro fatores:

Hálito

Quem está com a glicemia baixa apresenta o hálito mais forte, por conta do jejum ou das alterações metabólicas. Já os sintomas de síndrome do pânico não incluem tal manifestação.

Perda da consciência

Conforme a crise evolui, os sintomas de hipoglicemia fazem com que o indivíduo perca a consciência, desmaie e até mesmo convulsione. Dificilmente isso ocorre na crise de pânico.

Dor no peito

A síndrome de ansiedade se manifesta por dor no peito. Algumas vezes, o incômodo é tão assustador que é a crise de pânico é confundida com infarto. Já na hipoglicemia, isso não ocorre.

Tratamento é diferente

Por fim, alguém em crise de síndrome do pânico melhora se for apoiado por outra pessoa que o acalme e peça para relaxar.

Já a hipoglicemia transitória ou por diabetes só passa com a ingestão de um alimento doce, e o transtorno hipoglicêmico só melhora com a ingestão de dose de glicose.

Fonte: Vix

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes