Estudo calculou quantas bactérias você joga no bolo ao soprar velas (número é absurdo!)

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

O ritual é o mais comum possível no mundo ocidental: família e amigos ao redor da mesa, todos cantando parabéns e o aniversariante assopra as velas sobre o bolo. A novidade é que essa parte do ritual de um aniversário pode disseminar – e muito! – bactérias no ambiente.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Clensom e publicada no Journal of Food Research revelou que, ao assoprar a velas, aumentamos a quantidade de bactérias no bolo em 1400%.

O número assusta, mas, por outro lado, não há motivo para muito alarde. Os pesquisadores afirmam que mesmo que se assopre 100 mil vezes o bolo, a chance de contaminação é baixa. A não ser, claro, que o aniversariante já esteja com alguma doença infectocontagiosa no organismo.

No corpo humano, vivem quase 40 trilhões de bactérias e a grande maioria delas vive no tubo digestivo.

Como o estudo foi feito?

Os pesquisadores simularam uma verdadeira festa de aniversário. Reuniram um grupo de cobaias e os serviram com pizza. Depois do “jantar”, foram levados a assoprar velas. Não em um bolo de verdade, mas em uma plataforma de gelo com uma quantidade controlada de bactérias.

Em laboratório, foram comparadas as amostras de gelo puras e as amostras de gelo que foram assopradas. Foi, então, constatado que em média a superfície de gelo que participou da festinha de aniversário apresentava 1400% a mais de bactérias.

Fonte: Vix

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes