Em família! Psicólogo ensina como lidar com o climão nas festas de fim de ano

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Nos comerciais de fim de ano, tudo é lindo! O clima é de confraternização total, alegria, paz, amor e sorriso para todos os lados. É um cenário que existe e é superpossível, mas, infelizmente, não é em todas as casas que ele acontece. Pensando nos vários lares em que o climão rola solto toda vez que a família se reúne, um psicólogo decidiu ensinar como literalmente “deixar pra lá” o conflito sem que isso te afete fortemente.

Em um artigo publicado originalmente no site The Conversation, Nicholas Joyce, psicólogo da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, especializado em terapia de saúde mental com jovens adultos, fala sobre os problemas profundos que um feriado em família podem causar. Ele revela que muitos vão para a faculdade até mesmo para evitar esse contato com os parentes, e esse tipo de evento (como Natal e Ano Novo) os coloca frente a frente com dinâmicas e personalidades de que tentam escapar no dia a dia.

Uma vez que você aceita que o climão pode acontecer, já se sente mais preparada e pode ser menos reativa, não ligando mesmo. Wavebreakmedia-Lt/iStock

Como lidar?

A recomendação do profissional é começar a trabalhar o que ele chama de “mentalidade de aceitação”. Isso envolve lidar do jeito certo com o que é verdadeiro (acontece sempre), o que é factual (acontece de vez em quando) e estar aberto às questões que podem surgir, como uma provocação do irmão ou aquela tia comentando sobre sua aparência. Esse “preparo” te deixa menos reativa e com mais lucidez e capacidade para escolher o que fazer diante de uma situação dessas. É aí que entra o “processo de deixar passar”, composto por três etapas:– Perceber e permitir que a experiência esteja lá.– Decidir se a experiência é útil ou não.– Se for útil, faça algo a respeito disso, caso contrário, deixe pra lá, deixe ir.

O negócio é ter em mente que não é porque algo não foi bem uma vez que será ruim sempre. Mesmo que você tenha se chateado no último encontro, não deixe que isso te impeça de ir nesse próximo, e mesmo que o climão se repita, como você já está preparada psicologicamente, conseguirá escolher se aquilo é realmente capaz de te atingir ou não.

Fonte: Daqui Dali

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes