Beber 3 latinhas de cerveja vai para barriga como se você tivesse comido 3 pães

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Tomar uma cervejinha é muito gostoso, principalmente no verão. O problema é que, em um impulso para matar a sede e abrandar as altas temperaturas, nós tomamos duas, três e até 10 ou mais latinhas. Apesar de parecerem leves, cada uma delas equivale a um pão francês em termos de calorias.

Calorias da cerveja

Durante o programa Bem Estar, da TV Globo, a nutricionista Isabela Pimentel explicou que uma latinha de cerveja de 350 ml tem aproximadamente 145 calorias, o mesmo que um pão francês (ou pão de sal). Mas, enquanto comer 10 pãezinhos parece no mínimo muito exagerado, beber 10 cervejas não é tão impossível assim.

Outro problema é que a cerveja é uma bebida com alta densidade calórica. Isso porque, enquanto carboidrato e proteína têm cerca de 4 caloria por grama, o álcool tem 7 kcal/g.

Tipo de caloria

Além disso, a nutricionista explicou que, diferentemente do pão, cuja caloria vem do amido, a caloria da cerveja vem do álcool. “O álcool atrapalha o metabolismo, aumenta triglicérides, gordura no fígado e está associado a alterações hepáticas e renais”, disse a especialista.

Ele tampouco adiciona qualquer vitamina ou mineral benéfico para a saúde à alimentação: é a chamada caloria vazia.

Cerveja engorda

Além de ser um alimento bem calórico, a cerveja tem outras características que a fazem ser altamente engordativa. “Primeiramente, o álcool não sacia. Além disso, é muito fácil perder a conta de quantos copos ou latinhas foram consumidos, e algumas bebidas ainda vêm com outros aditivos calóricos, como leite condensado, frutas, açúcar, etc. O resultado é uma bomba calórica”, disse a nutricionista Juliana Dragone ao Vix, ao explicar que uma latinha de cerveja equivale a 25 g de bacon.

Cerveja causa desidratação

O endocrinologista João Eduardo Salles explicou, também durante o programa Bem Estar, que a cerveja, por ser refrescante, causa a falsa sensação de hidratação. “Se você tomar cinco litros de cerveja, você irá urinar cinco litros e meio […] porque o álcool impede a ação de um hormônio que retém nosso liquido”.

Para não exagerar e evitar a perda excessiva de líquidos, a dica do médico é tomar cerca de 500 ml de água antes de começar a beber cerveja e não usar a bebida alcoólica como meio de hidratação ou de matar a sede. Caso contrário, você acabará tomando uma ou duas latinhas sem nem perceber, só para se hidratar.

Outro cuidado importante é continuar bebendo água enquanto toma cerveja, intercalando um copo de água com uma latinha, por exemplo. Além de evitar a desidratação, você estará consumindo em média 30% a menos da bebida alcoólica.

Fonte: Vix

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes