Artigo: Sem reputação para venda nenhuma – Por Renato Fernandes

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

O Mercado Livre alterou o sistema de reputação de seus vendedores e agora a opinião do comprador não pesa tanto quanto trajetória no site.

De acordo com as novas regras, tem boa qualificação aquele vendedor que entrega a encomenda em até 24 horas nos Correios. Para o consumidor as alterações representam uma garantia de que receberá a encomenda rapidamente.

Para o vendedor a grande vantagem está na utilização do Mercado nos envios com a liberação do dinheiro da compra em até 48 horas após o recebimento da encomenda. A medida resolve uma situação referente ao volume de vendas que ficava sem qualificação nenhuma e traz um problema para setores importantes dentro no Mercado Livre; como as categorias de personalizáveis e artesanato, por exemplo.

É óbvio que um produto finalizado, como um aparelho celular, tem condições de ser enviado minutos após a venda, porém uma camiseta personalizada, ou uma peça desenvolvida sob medida, demanda um tempo de produção que poderá comprometer o prazo de entrega e a qualificação. Nas redes sociais, em grupos de vendedores, a reclamação é generalizada. Vendedores antes com termômetro verde escuro, caíram para o laranja e em alguns casos para o vermelho.

O Mercado Livre deixou em aberto a possibilidade de anunciar mudanças referentes a alguma categorias. Nesse momento de adaptação a dica para quem compra é ainda considerar as opiniões, acessando o link mais dados do vendedor e analisar as opiniões dos compradores.

Aos vendedores cabe correr atrás da reputação perdida e se adaptar as novas regras. Em momentos como esses é necessário analisar possibilidades. Uma alternativa é optar por plataformas de comércio digital, como: Iluria, Minestore, e o consagrado Elo7, para os artesãos.

* Renato Fernandes é artista plástico e cosmaker. Atuou como jornalista por 20 anos.

Fonte: Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes