Artigo: Condição humana – Por André Balbi

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Chamo de condição hu­mana as surpreendentes atitudes que tomamos frente a situações inusi­tadas. Quando chega o medo da perda, a possi­bilidade da exclusão ou o recuo de algum bene­fício próprio ou de nosso grupo somos capazes de ações que nos aproxi­mam da irracionalidade. Chegamos então diante da nossa condição hu­mana.

Mas esta condição hu­mana tem outros ângulos também surpreendentes. É quando fazemos dela uma ação positiva, um ga­nho e não uma perda ou uma perda compreendida como possível. É quando procuramos agregar e não segregar.

Dirigindo este universo local de diversidades que é o HC, nos deparamos, muitas vezes, com as dife­rentes faces da condição humana. E é energizante quando presenciamos atitudes coletivas e es­pontâneas como, por exemplo, as do Colégio Embraer, ocorridas nos últimos dias.

Desde dezembro passa­do, estamos trabalhando no projeto “Ilumina HC”, um conjunto de ações so­lidárias que visam obter recursos financeiros para a troca das lâmpadas do HC por lâmpadas de LED, o que vai nos propor­cionar grande economia financeira e de energia.

À frente desta iniciativa está a Dra. Érika, nossa Diretora de Assistência e toda sua equipe.

Recentemente pensamos em levar este projeto para as escolas. E o Colégio Embraer nos surpreen­deu decidindo, segundo Luciano, seu coordenador pedagógico, sensibilizar os alunos para a causa e lançar uma gincana cria­tiva sobre separação de resíduos nas residências para venda em coopera­tivas locais. Dessa forma, segundo ele, estariam aju­dando o meio ambiente e o HC.

E desta ideia incrível de cidadania, foram coleta­dos 184 kg de alumínio, 55 kg de plástico, 343 kg de sucata (metais), 176 kg de papel e 154 kg de

papelão. A venda desses materiais possibilitou a doação de R$1.066,00 ao HC, o que equivale à compra de 53 lâmpadas de LED para o Hospital.

Meninos e meninas ven­dendo lixo reciclável para comprar lâmpadas para o HC economizar e possibilitar que esta economia melhore o atendimento de seus verdadeiros donos que é a população, incluindo estes meninos e meni­nas.

Colégio Embraer: bra­vo!!!

**Dr André Balbi é médico nefrologista, professor adjunto de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes