Artigo: Bom dia, Vizinha!!! – por Cynthia Zanotto

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Você conhece seus vizinhos? Toma um cafezinho de vez em quando na casa de algum deles?

Fiquei surpresa, outro dia, descobri que não conheço todos, apesar de morar já há sete anos na mesma casa.

O que me fez pensar nos meus vizinhos? O Tomaz Lotufo, arquiteto, permacultor, no Gaia Education Botucatu – curso de Design para Sustentabilidade, contou que o tio dele presenteava os vizinhos com verduras e frutas produzidas no seu sitio. Adorei a ideia. Sou agricultora urbana, produzo no meu jardim e quintal, alfaces, rúcula, tomate, cebolinha, coentro, salsinha, cenoura, repolho, chuchu, batata doce, berinjela, beterraba, aipo, almeirão, alecrim, nirá, taioba, maracujá doce, abacate, goiaba, araça, jabuticaba, limão cravo e siciliano, acerola, banana. Planto seguindo os princípios da agricultura biodinâmica e da permacultura. O composto transforma-se em alimento para as plantas que vão me alimentar. A abundancia da natureza!

Plantar, cuidar da terra me dá enorme prazer! E uma grande tranquilidade em saber que sei exatamente o que estou comendo, totalmente sem agrotóxicos e adubos químicos, comida de verdade, saudável. Fico feliz em estar contribuindo para a nossa “CASA” maior – a Terra, com uma agricultura orgânica regenerativa. Qualquer pessoa com um pedacinho de quintal, jardim, não passará fome desde que tenha disposição para plantar sua própria comida.

Erradicar a Fome – acabar com a fome, alcançar segurança alimentar e melhoria de nutrição e promover a agricultura sustentável é o segundo dos dezessete   Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – “Transformar nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, “um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade” – ONU 2015, NÓS podemos!

Está tudo interconectado: produção de alimentos, saúde pessoal e comunitária, bioprodutividade, economia local, produção de água e como somos interdependentes, surge a pergunta:

Quais são as ações que eu posso realizar na minha vida cotidiana para contribuir para construir um mundo melhor para todos?

Ganhei uma amiga: toquei a campainha de uma vizinha, que não conhecia, com chuchus de presente, da minha produção. Foi uma delícia nossa conversa, além do convite para cafezinho, é muito bom ouvir: Se precisar de alguma coisa, vem aqui. Assim formamos laços de amizade e tecemos comunidades para construir um mundo melhor. Paz e Alegria a todos!

Cynthia Zanotto é ​Jardineira​, educadora , Gaia Education Certified Trainer, ​Engenheira agrônoma ​ pela FCA – UNESP Botucatu​, pós-gradua​da​ em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas ​pela UNIBR​

 

Fonte: Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes