Artigo: Berna/Suíça -Por Lilian Inácio

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Apesar de muitos acharem que a capital da Suíça seja Zurich, por ser maior, mais moderna, a verdadeira capital desse belíssimo país é Berna. Com ares de cidade do interior e com 130 mil habitantes, Berna mantém o charme de uma pequena cidade provinciana. O nome da cidade vem de Bar (urso em alemão) que, segundo a lenda, um grande urso assustava os moradores da região antes da cidade ser fundada em 1191.

É conhecida também como a cidade do chocolate Toblerone e do físico Einstein, pois ele viveu e trabalhou por muito tempo em Berna. Seu centro histórico é um dos exemplares de construção medieval mais bonitos da Suíça, com muito charme de cidade de conto de fadas. Existem passagens que vão de uma rua a outra por dentro das quadras, como galerias, onde não há calçadas, caminha-se sob os arcos, que foram construídos nos séculos 16 e 17.

Essas construções são declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Caminhar ou andar de bicicleta são as melhores maneiras de se conhecer a cidade. Alguns pontos imperdíveis em Berna: Münster – (Catedral) – Essa catedral foi construída no século 15 no estilo gótico tardio e sua torre mede 101 metros de altura, Zeitglockenturm (Torre do Relógio) – Foi o portão da cidade no século 13 e desde 1530 a cada hora as figuras na torre do relógio astronômico se movimentam. Kunstmuseum (Museu de Belas Artes) – Conta com uma expressiva coleção do pintor suíço Paul Klee e obras do medieval ao contemporâneo, Einsteinhaus (Casa do Einstein) – Foi a casa e local de trabalho do mais famoso cientista do século 20. Bundeshäuser (Parlamento) – Onde todo o poder do país se reúne. Impressionante arquitetura, o edifício tem em sua cúpula o emblema de cada um dos cantões helvéticos.

Gastronomia: Os pratos típicos da Suíça de qualquer região do país são: Raclette (queijo do mesmo nome derretido, com batata inglesa, picles e presunto cru), Fondue e Rösti (batata crua ou cozida, ralada, frita na manteiga com cebola, bacon, queijo, legumes e maçã). Que tal esquiar nos alpes suíços?

 

* Lilian Inácio é Arquiteta formada na UNESP, empresária do MKT, consultora de viagens, viajante por hobby desde 2007, visitou mais de 200 lugares diferentes em 03 continentes.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes