Vazamento de gás provoca explosão em residência e família fica ferida em Campinas

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Um vazamento de gás de cozinha provocou uma explosão em uma casa de Campinas (SP) na madrugada desta quarta-feira (13). Três pessoas ficaram feridas, um casal e o filho, e a residência ficou destruída. 

Em nota, a Prefeitura informou que os moradores tiveram queimaduras de segundo grau e serão transferidos para unidades de queimados, incluindo o Centro de Tratamento de Queimaduras de Campinas. Os locais exatos ainda não foram definidos.

A reportagem apurou, com familiares no local, que há chance da transferência ocorrer para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) de Limeira (SP), referência no estado.

Explosão de gás de cozinha destrói casa em Campinas (Fotos: Defesa Civil/Divulgação)

Vítima acendeu a luz

A casa fica no Jardim Santa Lúcia e a ocorrência foi por volta das 2h. O pai de uma das vítimas, Jonatas Souza, mora em uma casa nos fundos,e disse que foi o neto, de 14 anos, quem percebeu o cheiro de gás

“Vazou pelo fogão, o gás. O menino sentiu o cheiro do gás, aí ele acordou e acendeu a luz. Foi quando houve a explosão”, conta.

A esposa de Souza, Maria de Fátima Damázio, contou que escutou um barulho antes do desmoronamento.

“Quando eu olhei, começou uma faísca, tipo um curto, aí começou a cair. […] Comecei a gritar e correr, né? Na hora você não quer saber. […] O meu filho queimou e machucou. Meu neto estava aqui deitado com muita dor no pé, que ele queimou o pé, e minha nora estava aqui no quintal”, diz a mulher.

Carro da família foi atingido pelos escombros (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Estrutura comprometida

Os escombros chegaram a atingir o carro da família e a lateral da casa caiu inteira. A parede que ficava entre a sala e o quarto foi ao chão. O teto cedeu.

Os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros para a Unidade de Pronto-Atendimento do Campo Grande, onde aguardam a transferência em observação.

A reportagem apurou que técnicos da Defesa Civil e fiscais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo avaliaram os danos e interditaram o imóvel por risco de desabamento. O órgão informou que o botijão ficava do lado de fora da casa e o vazamento ocorreu no fogão. As residências ao redor não foram afetadas.

Explosão de gás de cozinha destrói casa em Campinas (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Inicialmente, a informação era de que a casa teria que ser demolida, mas a Defesa Civil disse, em nota, que orientou sobre a demolição ou uma possível reforma, decisão que ficará a critério dos proprietários. A casa é particular.

“Para ser liberado para o uso, o imóvel deve ser colocado em condições de estabilidade, segurança e salubridade, e não tem prazo para fazer isso. O dono da casa deverá reformá-la porque a laje corre risco de desabar. A obra de reforma ou demolição parcial deverá ser acompanhada por um engenheiro ou arquiteto e também por fiscal da Secretaria de Planejamento e Urbanismo”, diz o órgão.

Vazamento de gás de cozinha destruiu casa em Campinas (Foto: Ricardo Custódio/EPTV)

Fonte: G1

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes