28 março, 2024

Últimas:

É hora de planejar os estudos para as provas de vestibular

É hora de planejar os estudos para as provas de vestibular

Candidatos que buscam por um bom resultado ao prestar o Enem e outros vestibulares que ocorrem no meio ou fim do ano já podem começar a planejar os estudos até o exame. Especialistas afirmam que o início do ano letivo é o melhor momento para identificar as ferramentas que  otimizem o tempo e maximizem o aprendizado. Nesse contexto, seguir algumas dicas ajuda na organização do melhor caminho a seguir para conquistar uma boa colocação e ingressar em uma das instituições públicas de ensino superior mais renomadas e procuradas do país. 

Segundo Lucas Vieira, professor e gerente pedagógico do Elite Rede de Ensino, é fundamental que o aluno teste ferramentas diferentes para entender qual funciona melhor de acordo com as suas necessidades. “Assim como um atleta profissional passa por um processo de grande dedicação e adaptação na véspera de competições, o aluno deve dedicar tempo para descobrir qual estratégia potencializa o seu desempenho. Sabemos que o conteúdo dos vestibulares é vasto e diverso, então, gerenciar o tempo de forma efetiva, utilizando o método adequado para as suas condições, torna o processo menos cansativo e mais prazeroso”, comenta.

Em primeiro lugar, estabelecer um cronograma de estudos é crucial. O plano deve ser realista e adaptável à rotina individual de cada estudante, levando em consideração o tempo disponível, as disciplinas a serem estudadas e os períodos de maior concentração.  É recomendável dividir o conteúdo em blocos menores e intercalar matérias diferentes para manter o interesse e evitar a saturação. 

Para Matthew Bernacki, professor especialista na ciência do aprendizado, entender qual método de fato colabora com o aprendizado é fundamental para garantir um bom desempenho em avaliações, ao mesmo tempo que preserva o intelectual, pois exige menos esforço do aluno. “Há estudantes que se esforçam tremendamente, mas de modo errado e acumulam muito conhecimento superficial ou declaratório, sem conseguir alcançar um nível mais conceitual”, afirma ele em entrevista à BBC News Brasil.

Outro ponto-chave é a seleção de materiais de estudo adequados. Livros didáticos, apostilas e materiais online são recursos valiosos que podem complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.  Além disso, resolver questões de vestibulares anteriores é uma estratégia primordial para familiarizar-se com o estilo das provas e identificar os pontos de maior dificuldade.

A organização do espaço de estudo também desempenha um papel crucial. Um ambiente tranquilo, bem iluminado e livre de distrações contribui para a concentração e o rendimento acadêmico. Manter a mesa organizada, com materiais de estudo à mão e um planejamento visível, facilita o acompanhamento do progresso e evita a sensação de sobrecarga.

Os candidatos Algumas plataformas, como Beduka, Me Salva, Curso Enem Gratuito e Educa Mais Brasil, oferecem planos de estudos gratuitos e podem ser o pontapé inicial para a organização do aluno, que deve testar e adaptar de acordo com as suas necessidades.

Seja estudando em uma sala de aula com outros candidatos ou por meio de uma plataforma de estudos, o caminho até a aprovação no vestibular pode ser desafiador, mas com determinação e disciplina, é possível superar os obstáculos e alcançar o sucesso. “Celebrar as pequenas conquistas ao longo do percurso e visualizar o objetivo final são estratégias motivacionais que ajudam a manter o ânimo e o foco diante das dificuldades”, completa Vieira.

Últimas

Eventos corporativos podem ser pontos focais para hotelaria paulista

Eventos corporativos podem ser pontos focais para hotelaria paulista

28/03/2024

Como maior expoente brasileiro no setor, São Paulo movimenta bilhões de reais para o turismo e...

Categorias