28 março, 2024

Últimas:

Surto de dengue atinge quase 2 milhões de brasileiros

Surto de dengue atinge quase 2 milhões de brasileiros

Dores de cabeça, musculares e atrás dos olhos, falta de apetite, mal-estar e febre alta. Esses são apenas alguns dos principais sintomas da dengue, doença que já infectou 1.937.651 brasileiros desde o dia 1º de janeiro deste ano, segundo um levantamento apresentado pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Dentre os casos de dengue registrados este ano, 16.494 são considerados de nível grave ou com sinais de alerta. Segundo o balanço, 630 cidadãos perderam a vida para a doença, que tem coeficiente de incidência de 954,2 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. 

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes, conforme definição do Ministério da Saúde. No país, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. 

De acordo com o órgão, elementos como a urbanização, o crescimento desordenado da população, o saneamento básico deficitário e os fatores climáticos mantêm as condições favoráveis para a presença do vetor, com reflexos na dinâmica de transmissão desses arbovírus. O Instituto Trata Brasil também destaca que, além dos fatores climáticos, a ausência do saneamento adequado favorece a aparição de criadouros do mosquito.

Fernando Marinho Alves, COO da Dezjato Desentupidora explica que, o que pouca gente imagina, é que o entupimento de redes de esgoto pode contribuir para a proliferação da dengue. 

“O esgoto a céu aberto, em si, não é um potencial foco do mosquito da dengue, uma vez que o Aedes aegypti prolifera apenas em água limpa”, pontua. “Apesar disso, o entupimento prejudica o escoamento de água da chuva, o que, por sua vez, pode contribuir para a formação de empoçamentos de águas semilimpas, que são ideais para o desenvolvimento do mosquito”, complementa.

Alves também destaca que, muitas vezes, empoçamentos no setor privado podem se tornar focos de dengue. “Há, ainda, a falta de conscientização sobre os riscos destes empoçamentos, já que quando  há um entupimento no quintal, ou em uma garagem, a água não escoa”, afirma.

Ele ressalta que, conforme as chuvas vão ocorrendo no verão, o empoçamento aumenta, pois o volume de água não tem pra onde escoar. Se não houver o desentupimento, para que o sistema de tubulação de esgoto, calhas ou águas pluviais funcione, o local pode gerar poças de água limpa e, consequentemente, um nascedouro de mosquito da dengue.

“É fundamental a contratação de uma desentupidora profissional para fazer a desobstrução da rede de esgoto, calhas e águas pluviais, para que o volume do empoçamento escoe normalmente ao seu de destino natural”, afirma Alves. ”Muitos imóveis vazios, sem moradores, podem estar nessa situação, contribuindo para a proliferação do mosquito”, ressalta.

Segundo Alves, uma empresa desentupidora possui diversos tipos de equipamentos para realizar o serviço de desobstrução, como máquinas eletro rotativas, varetas especiais com manivelas e, até mesmo, caminhões combinados de vácuo e hidrojateamento de alta pressão/vazão a fim de desentupir as tubulações e escoar volumes de empoçamentos com agilidade.

“A estratégia é localizar o ponto da tubulação que está obstruído por algum objeto maciço ou resto de obras, por exemplo, e executar o desentupimento, deixando livre essas tubulações para o escoamento natural desses volumes de água”, explica.

Dengue traz prejuízos para a sociedade

O COO da Dezjato Desentupidora observa que, além de seu risco para a vida humana, como uma doença de veiculação hídrica, a dengue causa uma série de transtornos, como o afastamento das pessoas de suas funções laborais.

“A dengue traz um impacto para o trabalhador, para a empresa onde este atua e para o país como um todo, já que, após 15 dias de afastamento, o contribuinte passa a depender do Estado, acarretando custos para a sociedade com horas não trabalhadas”, articula.

“Além disso, a explosão de casos de dengue na sociedade incorre em despesas públicas para o SUS (Sistema Único de Saúde) e privadas para o tratamento das pessoas infectadas”, acrescenta.

Para mais informações, basta acessar: https://www.dezintopdesentupidora.com.br/

Últimas

Sede da Tigo Energy recebe 90 kW de energia solar otimizada de parceiro instalador de longa data

28/03/2024

O parceiro de instalação da Tigo Energy, Laibach Solar, otimiza o sistema solar na sede americana...

Categorias