Botucatu: Nova rua do centro servirá de projeto piloto para iluminação com LED na cidade

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A Alameda “Dom Vicente Ângelo José Marchetti Zioni” (Dom Zioni), que está em fase final de implantação ao lado Cúria Arquidiocesana de Botucatu e da Secretaria Municipal de Educação, será a primeira no Município a contar com iluminação por luminárias de LED.

“Este é um projeto piloto para no futuro realizarmos uma universalização da iluminação pública na cidade com as luminárias de LED. Além de iluminarem melhor, elas consomem menor energia, gerando economia na conta de luz do Município. Também possuem maior durabilidade e uma estética urbanística mais bonita”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

Em toda a extensão da Alameda Dom Zioni, que ligará as Ruas Dr. Costa Leite e Dr. Damião Pinheiro Machado, serão instalados 8 pontos de luz com a nova tecnologia. Vale lembrar que já foram implantadas, galerias pluviais e calçadas com piso intertravado, permeável e com infraestrutura de acessibilidade. A rua ainda irá oferecer 80 vagas para estacionamento de veículos.

A inauguração da Alameda Dom Zioni, com o inovador sistema de iluminação já implantado está prevista para 26 de julho, dia em que é comemorado o Dia de Sant’Anna, padroeira de Botucatu.

O que muda com o LED?

Tecnicamente, a iluminação por luminárias de LED trará maior eficiência em luminosidade ao local. Medido em Lúmen, o fluxo luminoso com o LED é maior quando comparado ao fluxo com lâmpadas a vapor de sódio.

Enquanto a nova chega à medida de 130 Lumens por Watt (W), a iluminação convencional, com lâmpadas de vapor de sódio, atinge apenas 40 lumens por watt. Ao invés dos 280W utilizados por uma lâmpada de sódio, a de LED utiliza apenas 120W.

Ou seja, a nova tecnologia oferece melhor iluminação, com menor consumo de energia. A durabilidade das luminárias de LED chega a ser quase quatro vezes maior do que a de vapor de sódio, chegando a 55 mil horas (utilidade de 12 anos).

 

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes